Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Saber como economizar energia é uma das maiores iniciativas para diminuir os gastos com conta de luz. Entretanto, a prática do controle de gastos energéticos também é fundamental para gerar menos impacto ambiental.

Portanto, ao comprar um imóvel invista em alternativas que valorizem a iluminação natural, diminuindo a necessidade de luz artificial em dias menos claros. Além disso, procure colocar painéis solares para distribuir os gastos.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como economizar energia. Conheça 5 dicas para diminuir seus gastos e também a importância dos painéis solares no Brasil.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

Por que aprender como economizar energia
5 dicas de como economizar energia
Como economizar energia: painéis solares
Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Por que aprender como economizar energia?

Como Economizar Energia
Como Economizar Energia

Embora muitas pessoas busquem esse conhecimento para diminuir os gastos com energia elétrica, entender sobre o tema é fundamental para a melhora da qualidade de vida. Afinal, grande parte dos geradores de energia utilizam fontes de recursos naturais.

Portanto, essa prática é essencial para gerar um menor impacto ao meio ambiente, proporcionando melhores condições do ar, do solo e da água. E claro, ajudar na preservação de inúmeras espécies e recursos naturais.

Ou seja, o tema vai muito além do benefício próprio, envolve também a qualidade do ambiente para os próximos anos e gerações futuras. Com as alterações climáticas afetando diversos países, práticas sustentáveis se mostram mais importantes.

PEGAR CUPOM

5 dicas de como economizar energia

Agora que você já sabe os principais motivos de saber como economizar energia, vamos conhecer algumas dicas para colocar essa ideia em prática.

1- Invista em iluminação natural

Certamente, uma das melhores maneiras de economizar energia é investir em iluminação natural. Para isso, procure colocar janelas de bom tamanho e em locais estratégicos, que tenham maior contato com a luz solar.

Além disso, utilizar móveis de menor altura ajuda na circulação de luz, assim como paredes de tonalidades claras, que ajudam a refletir a iluminação. Para valorizar a iluminação solar é muito indicado a presença de espelhos e móveis espelhados.

A iniciativa é diminuir a necessidade de utilizar luzes artificiais, deixando apenas para momentos realmente essenciais como de noite e em dias nublados. A luz solar também ajuda na valorização dos ambientes e proporciona mais conforto aos moradores.

2- Utilize lâmpadas de LED

A segunda dica de como economizar energia é trocar lâmpadas que consomem mais energias, como as incandescentes, por modelos de LED. De modo geral, elas podem ser tanto amareladas quanto brancas, mas garantem uma grande economia.

As luzes brancas tendem a oferecer uma melhor iluminação, diminuindo a quantidade de spots nos ambientes, embora não ofereçam o conforto das lâmpadas amarelas. O consumo pode cair cerca de 80% com as lâmpadas de LED.

Além disso, elas oferecem um maior conforto por serem tratadas como luz frias, ou seja, não oferecendo calor para os moradores. As lâmpadas, em geral, chegam a representar quase 20% do valor total de energia elétrica.

3- Manutenção constante nos eletrodomésticos

Um dos principais vilões da conta de energia são os eletrodomésticos, como geladeira, microondas e máquina de lavar roupas. Por isso, é muito importante que eles estejam funcionando nas melhores condições possíveis.

Afinal, uma simples borracha descolada na porta da geladeira pode significar uma maior necessidade de gasto de energia. Com isso, o cuidado com a manutenção preventiva é essencial para economizar energia e para troca de peças e novos eletrodomésticos.

4- Como economizar energia: tire os eletrodomésticos e aparelhos da tomada

Embora muitas pessoas acreditem que o modo stand-by seja econômico, ele pode provocar um gasto desnecessário nas contas de energia elétrica. Por isso, em aparelhos que não necessitam de uso constante, como geladeiras, procure os manter fora da tomada.

Entre os eletrônicos que mais gastam energia sem estar em funcionamento pleno estão as televisões e os micro-ondas. Por isso, ligue a máquina de lavar roupas, micro-ondas, televisores e outros aparelhos na tomada apenas durante o uso.

5- Compre eletrodomésticos mais eficientes

A quinta e última dica é fundamental para garantir uma economia de energia e é determinante ainda no processo de compra dos produtos. Se atente ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos aparelhos.

Determinados em uma escala entre A e E, os selos ajudam a apresentar quais são os produtos capazes de proporcionar a melhor economia e eficiência. Por isso, procure sempre por selos A, ou seja, os com maior eficiência elétrica.

Essa iniciativa ajuda a proporcionar uma economia a longo prazo. Portanto, apesar de alguns produtos com escalas menores apresentarem melhor preço, certamente vão desencadear em maiores gastos com conta de energia e menor eficiência.

Como economizar energia: painéis solares

Cada dia mais o investimento em painéis solares tem se tornado frequente no território brasileiro. Afinal, é um país com ótima incidência de luz solar e oferece na sua maioria dias com altas temperaturas e ensolarados.

As placas solares podem ser utilizadas tanto para o aquecimento térmico quanto para a produção de eletricidade. De modo geral, o investimento aplicado começa a se pagar depois de 3 anos de uso.

Os valores das contas de energia elétrica podem diminuir drasticamente após a implementação das placas. A energia produzida é utilizada para abastecer a própria empresa de energia, com o percentual sendo usado para abater os valores gastos.

Ou seja, na grande maioria das vezes você não produz a energia elétrica para uso próprio e sim se transforma em mais um produtor para a companhia. Mas a não ser que tenha um gerador, mesmo com as placas você ficará sem energia elétrica em dias de apagão.

Conclusão

Ao longo do conteúdo foi possível conhecer algumas dicas de como economizar energia. Além disso, fica evidente que a economia é importante para o bolso dos consumidores, mas também para gerar menos impacto ambiental.

Para isso, apresentamos 5 dicas essenciais de como economizar energia, são elas: investir em iluminação natural e utilizar lâmpadas de LED.

Assim como, uma boa manutenção preventiva nos eletrodomésticos, tirar os aparelhos da tomada e comprar produtos com selo A do Inmetro.

Por fim, uma alternativa cada vez mais utilizada no Brasil são as placas solares, capazes de auxiliar na produção de energia elétrica e no aquecimento térmico dos chuveiros.

PEGAR CUPOM
You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.