Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Você sabe como remover cola de adesivo? Caso uma criança tenha colado algo na geladeira sem querer, ou mesmo que queira trocar o desenho ou logomarca que está fixado em um capacete, ter essa informação fará toda diferença.

Isso porque, dependendo do produto que você utilizar, será possível retirar a cola sem danificar a superfície onde ele está pregado. Seja em embalagens plásticas, ou mesmo em um parede ou panela inox, dá para fazer isso de forma fácil e prática.

Para te ajudar, preparamos esse artigo exclusivo com os principais ingredientes que ajudam na remoção da cola de adesivo. Assim como dicas práticas para retirar o produto de vários tipos diferentes de superfícies. Confira!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🩹 Como remover cola de adesivo: o que pode ajudar
🩹 Como remover cola de adesivo das superfícies: veja 7 dicas
🩹 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Como remover cola de adesivo: o que pode ajudar?

Como Remover Cola de Adesivo
Como Remover Cola de Adesivo

Quando o assunto é como remover cola de adesivo, saiba que alguns ingredientes facilmente encontrados dentro de casa podem ajudar. Um secador de cabelo, um pouco de óleo e até mesmo água morna são algumas das alternativas eficientes nesse sentido.

E vamos detalhar de qual maneira isso pode ser feito agora mesmo. Veja:

Água morna

Por ser conhecida como um solvente universal, a água pode ser uma das primeiras possibilidades quando pensamos em como remover cola de adesivo. Isso porque, quase todo tipo de sujeira pode ser eliminada com o líquido.

Contudo, quando se trata de cola de adesivo, a temperatura da água e a maneira como ela é aplicada influenciarão na remoção do produto. Nesse sentido, caso a água esteja fria, não será possível tirar a cola.

Por outro lado, se ela estiver quente, a superfície pode ser danificada. Por essa razão, o ideal é fazer isso com água morna. Já na hora da aplicação, basta incluir um pouco de sabão e utilizar um pano, que será molhado nessa mistura.

Óleo

O óleo é outro ingrediente que funciona como um aliado quando buscamos como remover cola de adesivo, principalmente se ele não estiver saindo de uma superfície feita de vidro.

Isso porque, o óleo se trata de uma substância que favorece o amolecimento do material, contribuindo para sua retirada.

De toda forma, é necessário pouca quantidade desse ingrediente, bastando apenas passar por cima do adesivo, como se estivesse untando uma forma para bolo. Feito isso, use um papel para retirar os resquícios e também para limpar o local.

Secador de cabelo

Usar o secador de cabelo é outra maneira de retirar a cola de adesivo. Porém, essa dica serve para superfícies grandes, mas que não sejam de plástico, ok? Dito isso, o ideal é que o secador seja usado como forma de remover cola de adesivo em madeiras e vidros.

Contudo, isso também pode ser feito em alguns eletrodomésticos de plástico que sejam resistentes ao calor. Essa dica funciona de forma eficiente quando o assunto é como remover cola de adesivo de carro.

Isso porque, os adesivos que são anexados neles são produzidos para suportar temperaturas quentes.

De toda forma, há outros ingredientes que podem ser utilizados para essa finalidade, como vamos mostrar durante as dicas práticas. Continue acompanhando.

DESCONTOS EM PAPELARIA

Como remover cola de adesivo das superfícies: veja 7 dicas!

Agora que você já conhece os principais ingredientes que podem ajudar nessa missão, vamos mostrar como remover cola de adesivo das superfícies. Que vão desde capacete, até panela inox. Para isso, reunimos 7 dicas para te ajudar. Confira!

Retirar cola de adesivo do vidro

Tirar cola de adesivo do vidro não é uma tarefa difícil. Seja de potes ou copos, veja o passo a passo para remover esse produto nesse tipo de superfície:

  • Na água morna, coloque o recipiente no qual deseja remover a cola;
  • Deixe que ele permaneça ali por aproximadamente 20 minutos;
  • Em seguida, raspe o local com cautela com ajuda de uma colher ou espátula;
  • Limpe a superfície com um pano de microfibra.

Como remover cola de adesivo da geladeira

Se você deseja aprender como remover cola de adesivo de geladeira, saiba que o processo é bem simples. E para isso, você vai precisar de um pouco de óleo. Dê uma olhada:

  • Com a ajuda de pouco de algodão, passe o óleo sobre o adesivo e deixe ali por alguns minutos;
  • Feito isso, retire a cola com uma espátula. Contudo, cuidado para não danificar o eletrodoméstico;
  • Caso necessário, conte com a ajuda de um secador de cabelo, ativando o calor da cola;
  • Limpe o local utilizando um produto multiuso.

Retirar cola de adesivo da parede

Para remover a cola de adesivo da parede é preciso cuidado para que o processo não acabe danificando o local.

Sendo assim, a maneira ideal é fazer o uso do secador de cabelo, e não com água. Com isso, você evita o risco de deixar a parede encharcada. Veja o que fazer:

  • Aponte o secador, ligado no ar quente, para onde está a cola;
  • Em seguida, remova o produto enquanto o ar quente age sobre ele. Isso pode ser feito com um talher de plástico, espátula ou faca;
  • Por fim, faça a limpeza com um pano e um produto multiuso.

Retirar cola de adesivo da madeira

A técnica do secador de cabelo também vale quando o assunto é remover cola de adesivo. Isso porque, essa é a forma menos agressiva de se fazer o processo. Confira:

  • Ative o secador e esquente o local para que a cola amoleça;
  • Nessa mesma hora, remova o produto com o auxílio de uma espátula ou faca sem ponta. Porém, fique atento para não rasurar a madeira;
  • Para fazer a limpeza, adicione uma pequena quantidade de detergente em uma esponja úmida. Caso o resíduo permaneça, recomenda-se a ajuda de um profissional.

Como remover cola de adesivo do capacete

Para tirar cola de adesivo de capacete, conte também com a ajuda do secador de cabelo. Assim, será possível remover todo o resíduo da superfície. Faça o seguinte:

  • Deixe o jato quente direcionado para o adesivo por, aproximadamente, 2 minutos;
  • Coloque uma luva grossa e, com um fio de nylon, remova o adesivo cuidadosamente;
  • Um lustra-móveis ou um pouco de álcool finalizam a retirada dos resíduos.

Retirar cola de adesivo de potes plásticos

Aqui será utilizada a mesma técnica para remover cola de adesivo de vidros. Dessa forma, não ficará resíduo algum nos recipientes de plásticos, mesmo os mais resistentes. Acompanhe!

  • Deixe o objeto na água morna por cerca de 20 minutos;
  • Adicione um pouco de óleo de cozinha, caso a cola não solte;
  • Feito isso, use uma faca sem ponta ou uma espátula para retirar os resíduos;
  • Lave o recipiente com detergente embaixo da água corrente.

Como remover cola de adesivo de panela inox

Por fim, se você quer saber como remover cola de adesivo em panela inox, o óleo de cozinha será o seu aliado. Confira a seguir o que deve ser feito:

  • Coloque um pouco de óleo em um pano macio e vá passando sobre a cola. Faça isso em movimentos circulares;
  • Use uma espátula de plástico caso o resíduo não saia completamente de primeira.

Conclusão

Temos certeza que nosso guia prático ajudou você que estava procurando como remover cola de adesivo.

Dessa forma, será possível retirar esse produto de qualquer superfície, sem correr o perigo de danificá-la.

DESCONTOS EM PAPELARIA