Cuidados paliativos: entenda o que são e seus benefícios

Os avanços tecnológicos proporcionam uma medicina ainda mais eficaz. A partir de cuidados paliativos e tratamentos é possível oferecer uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

Inclusive, em diversos ambientes como hospitais, laboratório móvel e home care. Cada um deles oferece melhores chances de enfrentar doenças como HIV, Alzheimer, diabetes e muitas outras.

Pensando em expandir o conhecimento sobre o assunto, preparamos o conteúdo a seguir. Com isso, confira o que eles são, seus principais benefícios e modelos de cuidados.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

👩‍⚕️ O que são cuidados paliativo
👨‍⚕️ Principais benefícios dos cuidados paliativos
👩‍⚕️ Para quais pacientes os cuidados paliativos são importantes
👨‍⚕️ Quais os tipos de cuidados paliativos
👩‍⚕️ Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

O que são cuidados paliativos?

Cuidados paliativos

De modo geral, os cuidados paliativos são caracterizados por abordagens terapêuticas com o objetivo de proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Ou seja, iniciativas capazes de amenizar sintomas como dores e debilitações.

Sendo assim, geralmente são úteis em doenças que não possuem cura ou com tratamentos de longa duração. Os profissionais responsáveis, como médicos e enfermeiros, desenvolvem estratégias para aumentar a expectativa de vida da pessoa.

E como dissemos, os pacientes podem realizá-los em casa, em hospitais ou em casas de repouso. O local escolhido é sempre aquele que ofereça as melhores condições e garanta um maior conforto.

Para dar início aos cuidados, leva-se em consideração orientações e decisões de forma conjunta, entre médicos, pacientes e familiares. Entre os mais variados remédios e tratamentos, também envolvem apoio psicológico.

DESCONTOS EM SAÚDE

Principais benefícios dos cuidados paliativos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados paliativos, é possível entender sua importância para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Com isso, entre os principais benefícios podemos destacar o acompanhamento humanizado.

Ou seja, um tratamento capaz de proporcionar uma vida menos complicada mesmo enfrentando situações complexas. Portanto, a partir dele é possível obter um melhor controle dos sintomas.

Além disso, é fundamental para desenvolver uma maior autonomia ao paciente, levando em consideração suas vontades e sugestões. Assim como, a elaboração de um plano de cuidados individualizado, capaz de melhorar o físico, psíquico e social do paciente.

Por fim, os cuidados paliativos de maneira geral fornecem o que há de mais avançado na medicina. Inclusive, são capazes de melhorar não só a vida do paciente, como todos à sua volta, disponibilizando profissionais capacitados a todo momento.

Para quais pacientes os cuidados paliativos são importantes?

Em geral**, os cuidados paliativos são aplicados em pacientes com doenças mais graves**. Com isso, pode ser implementado tanto no início quanto em outras fases da doença, em paralelo aos tratamentos convencionais.

Em busca de uma melhor qualidade de vida, são mais utilizados em pacientes com câncer, por exemplo, principalmente durante a fase terminal. A partir deles é possível amenizar os efeitos da quimio e radioterapia.

Entre as doenças que mais se utilizam desses cuidados, podemos destacar HIV, Esclerose múltipla, Alzheimer e doença respiratória ou em estágio terminal. Assim como em idosos que enfrentam causas naturais e dificuldades por conta da idade.

Quais os tipos de cuidados paliativos?

Como vimos até agora, os cuidados paliativos são ótimas iniciativas para auxiliar no tratamento convencional de pacientes. Por isso, existem diferentes maneiras de os implementar na rotina de quem mais necessita.

De modo geral, eles podem estar relacionados a questões físicas, sociais, psicológicas e espirituais. Ou seja, tem a capacidade de proporcionar um cuidado integral ao paciente, aliviando estresse, dores e depressão. Confira os tipos a seguir.

Cuidados físicos

Um dos principais cuidados paliativos está relacionado ao físico. A partir dele, uma equipe de profissionais desenvolve alternativas para criar o maior conforto possível. Logo, ajudam na diminuição de dores, mal-estar e cansaço em decorrência da doença.

Entre os sintomas mais comuns tratados estão enjoos, tonturas, emagrecimento, falta de ar e dores.

Portanto, sintomas que influenciam diretamente o desenvolvimento físico do paciente, impossibilitando de realizar tarefas simples.

Cuidados sociais

Já os cuidados paliativos no âmbito social têm o foco no desenvolvimento de uma melhor relação entre os familiares e o paciente. Com isso, auxilia no controle de possíveis conflitos que prejudiquem o resultado dos tratamentos.

Por isso, está altamente ligado a práticas de reuniões familiares. Afinal, a partir de um conhecimento mais claro, é possível que os familiares se apresentem ao paciente como um porto seguro e ponte de apoio.

Cuidados psicológicos

Os responsáveis por esse tipo de cuidado paliativo auxiliam na questão emocional do paciente e até familiares, ajudando a enfrentar o medo e angústias. Com isso, é um importante cuidado contra pensamentos negativos e dor emocional.

Portanto, é com um controle mental forte que o paciente consegue se manter mais forte e motivado a enfrentar as adversidades para ter uma vida mais confortável e duradoura.

Cuidados espirituais

Por fim, temos também os cuidados paliativos ligados à espiritualidade. Ou seja, uma ótima ferramenta que auxilia no enfrentamento do sofrimento do paciente e das pessoas ao seu redor.

Esses cuidados podem estar relacionados à religião, arte, natureza e qualquer outra fonte de inspiração que busque extrair boas vibrações do paciente. Com isso, um cuidado ligado aos desejos e gostos do paciente, proporcionando um ambiente confortável e seguro.

Conclusão

Ao longo do texto, foi possível entender o que são os cuidados paliativos. A partir disso, fica clara a sua importância para a produção de uma melhor qualidade de vida aos mais variados pacientes.

A partir de tratamentos individualizados e humanizados é possível que os cuidados auxiliam no controle de dores, sintomas e problemas emocionais. De modo geral, fundamentais para pacientes em estágios avançados ou terminais.

Sendo assim, eles são administrados por uma grande equipe que envolve médicos, enfermeiros, cuidados e todo tipo de profissional da saúde. Afinal, podem ser físicos, sociais, psicológicos ou espirituais.

Portanto, uma ajuda completa de profissionais e familiares para melhorar a condição física e mental do paciente e enfrentar as adversidades. Vale destacar que os cuidados podem ser realizados em hospitais, clínicas de repouso e até mesmo em casa.

DESCONTOS EM SAÚDE