Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Cada vez mais os brasileiros têm buscado oportunidades de estudos e trabalhos em outros países, como Austrália, Estados Unidos, Irlanda e principalmente Portugal. Afinal, morar em Portugal se torna um atrativo por conta do alto número de brasileiros com famílias por lá.

Portanto, é bastante comum encontrar brasileiros vivendo em terras portuguesas após uma série de viagens para o país. Para visitar ou morar em Portugal, ou outro país, é fundamental um planejamento e um seguro viagem internacional.

Pensando nessa alta procura, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre morar em Portugal. Ou seja, confira os principais motivos dessa mudança, os requisitos obrigatórios, curiosidades e melhores cidades para morar.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🛫 Por que morar em Portugal
🛫 O que preciso para morar em Portugal
🛫 Melhores cidades para morar em Portugal
🛫 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Por que morar em Portugal?

Morar em Portugal
Morar em Portugal

Um dos grandes motivos para o incentivo da mudança de milhares de brasileiros anualmente para outros países é a falta de segurança e alto custo de vida no país. Por conta disso, Portugal surge como uma ótima alternativa para suprir essas necessidades.

Afinal, a segurança, assim como saúde e educação de Portugal são ótimas, ou seja, ideal para quem deseja reconstruir uma vida em um local mais tranquilo. Apesar do salário mínimo não ser um dos mais altos da Europa, o custo de vida é considerado baixo.

Com isso, uma família pode até não receber milhares de euros por mês mas com uma quantia razoável de 2 mil euros mensais é possível viver com conforto e tranquilidade em Portugal. Outro ponto importante de morar em Portugal é a facilidade da língua.

Embora muitos termos sejam diferentes, a similaridade dos idiomas é um facilitador para a adaptação, principalmente para quem possui filhos. Outro motivo muito importante é possibilidade de conhecer novas culturas, pessoas e países.

Afinal, Portugal além de fazer fronteira com a Espanha, está próximo a países como Itália, França, Marrocos e outros espalhados pela Europa e África.

DESCONTOS EM VIAGENS

O que preciso para morar em Portugal?

Agora que já conhecemos alguns dos motivos que levam os brasileiros a tentarem a vida em Portugal, vamos conhecer alguns requisitos para estar no país legalmente. Vale destacar que isso é fundamental para abrir contas bancárias e alugar imóveis.

O jeito mais simples de morar legalmente em Portugal é ter um passaporte português ou de outro local da Europa. Com isso, você pode entrar e sair do país a qualquer instante além de viver como um residente.

De modo geral, por conta da histórica relação entre os países e a colonização portuguesa, diversas famílias brasileiras possuem parentes portugueses. O que facilita e aumenta o índice de cidadãos brasileiros com passaporte e cidadania portuguesa.

Caso você não tenha direito a uma cidadania europeia, você também pode viver e morar em Portugal legalmente. Entre os vistos mais procurados para morar em Portugal podemos destacar o visto de estudante e o visto de trabalho.

Para isso, você precisa estar matriculado em uma universidade portuguesa ou receber uma carta do empregador de Portugal solicitando sua ida ao país. Muitos aposentados brasileiros utilizam o visto de rendas próprias para viver no país.

Ou seja, utilizam suas próprias rendas, como aposentadoria ou outros rendimentos para justificar a possibilidade de morar em Portugal. Por fim, outro visto conhecido é o Golden Visa, o qual é concedido para aqueles que realizam investimentos em Portugal.

Pontos importantes dos vistos portugueses

Para obter o direito aos vistos citados existem alguns requisitos em cada categoria. Com isso, para dar entrada ao visto para aposentados é necessário que seus rendimentos sejam maiores que o salário-mínimo português.

Já para o Golden Visa, os investimentos, como compra de imóveis ou criações de empresas, precisa de um valor mínimo. Ou seja, apenas compras de imóveis acima de 350 mil euros.

Já para as empresas o valor de investimento inicial é de 250 mil euros, além de gerar dez postos de trabalho.

Melhores cidades para morar em Portugal

Lisboa

A capital de Portugal, Lisboa, é uma das melhores cidades para se morar no país. Principalmente por conta das várias oportunidades de emprego e possibilidade de interagir com pessoas do mundo inteiro.

Por isso, se você deseja reconstruir a sua vida e encontrar um local desenvolvido e completo para o desenvolvimento da sua família, Lisboa é o local ideal. Entretanto, se você pensa em relaxar, ter uma vida mais pacata, curtir a aposentadoria, pode não ser o ideal.

Embora seja repleta de bares, restaurantes, atrações turísticas e shows, Lisboa é uma das cidades mais caras de se viver em Portugal. Afinal, é um reflexo comum das principais cidades turísticas do mundo.

Porto

A segunda maior cidade de Portugal, Porto, é aquela cidade grande que ainda guarda algumas características de cidade do interior. Ou seja, é possível encontrar boas ofertas de emprego, moradia e entretenimento sem grande alvoroço como em Lisboa.

Além disso, a cidade costuma ser referência quando o motivo para morar em Portugal é o estudo. A Universidade de Porto é considerada um dos melhores centros de educação do país e oferece opções de graduação, pós-graduação e outros cursos.

Cascais

Para os brasileiros que procuram relaxar e viver a aposentadoria ou curtir os dias na praia, morar em Cascais é uma ótima escolha. Afinal, por lá é possível encontrar algumas das melhores praias do país e preços mais acessíveis de moradia.

Com isso, é possível viver com tranquilidade e de maneira segura, além de ser bem próxima de Lisboa. Ou seja, você pode aproveitar as belezas naturais de Cascais e aproveitar o agito, quando quiser, de Lisboa.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender que morar em Portugal tem se tornado cada vez mais um objetivo dos brasileiros. De modo geral, eles vão em busca de melhores condições de trabalho, estudo e segurança.

Morar em Portugal proporciona uma facilidade de morar em um local com ótima oferta de emprego e com um custo de vida condizente com o salário-mínimo. O que facilita o desenvolvimento familiar, principalmente por conta da similaridade do idioma.

Entre as diferentes maneiras de morar em Portugal, a mais procurada é através da cidadania portuguesa. Entretanto, é possível entrar no país através de visto de estudante, trabalho, para aposentados e investidores estrangeiros.

O texto apresenta também 3 das principais cidades para morar em Portugal, são elas:

Lisboa, Porto e Cascais. Cada um com sua característica, oferece boa segurança, tranquilidade e possibilidade de crescimento pessoal e profissional.

DESCONTOS EM VIAGENS
You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.