Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Entender como aprender a tocar violão é uma dúvida comum entre os amantes de música que sonham em dominar o instrumento. E antes de tudo, é bom pontuar que o violão exige uma certa dedicação.

Isso porque, não adianta nada pagar aulas e ler sobre o assunto, se você não mantém a prática em dia. Por isso, além de buscar escolas de música na lista de empresas, saiba que o primeiro passo é o seu foco.

Mas claro, para ajudar você a começar essa jornada de aprendizado, reunimos dicas importantes para usar o violão da melhor maneira. Por isso, acompanhe a leitura conosco!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🎸 Saiba agora como aprender a tocar violão com esses 9 passos
🎸 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Saiba agora como aprender a tocar violão com esses 9 passos

Como aprender a tocar violão
Como aprender a tocar violão

Se você quer saber como aprender a tocar violão, já precisa saber que esse caminho conta com etapas. Afinal de contas, é preciso descobrir vários detalhes importantes até chegar ao momento em que você estará, de fato, tocando.

Dessa forma, reserve um pouco de paciência e muito foco para começar sua jornada de aprendizado.

DESCONTOS EM CULTURA

Procure um instrumento adequado para uso

Como já pontuamos, quem deseja tocar violão precisa praticar com frequência. Por isso, é muito importante ter um instrumento em bom estado para começar todas as rotinas de aulas e práticas.

Dessa forma, se você puder e realmente estiver engajado com seu aprendizado, invista em instrumentos mais caros.

Por outro lado, se esse não for o caso, sempre é possível encontrar opções mais baratas. Ou quem sabe ganhar de um amigo ou parente, e até aquela pessoa que não quer mais o instrumento.

Inclusive, saiba que o violão está entre os instrumentos mais populares no país. Por isso, é algo mais fácil para ter contato em vários ambientes.

Aprenda sobre os nomes das cordas

Depois de arrumar um bom violão, chegou o momento de você aprender os nomes das cordas.

Além de ser importante para determinados momentos enquanto você estiver tocando, é algo necessário para afinar o violão. Portanto, saiba que cada corda corresponde a uma nota, veja de baixo para cima:

  • 1ª corda: nota Mi
  • 2ª corda: nota Si
  • 3ª corda: nota Sol
  • 4ª corda: nota Ré
  • 5ª corda: nota Lá
  • 6ª corda: nota Mi

Entenda mais sobre a afinação do instrumento

A próxima etapa de como aprender a tocar violão envolve a afinação do instrumento. Até porque, nada pior do que um violão desafinado, não é mesmo?

Sendo assim, saiba que a princípio é possível usar afinadores para lhe ajudar nessa tarefa. Inclusive, existem afinadores no próprio celular, que você pode baixar com aplicativos.

Mas é ideal ir treinando o seu ouvido e desenvolvendo suas habilidades para que, no futuro, você seja capaz de afinar sem nenhum aparelho.

Aprenda como ler cifras

Para quem quer entender como aprender a tocar violão, ler cifras é algo indispensável. Isso porque, muitas informações são transmitidas por meio dessas cifras e entender esses códigos será útil.

Vale pontuar que as notas musicais são representadas por letras e, ao saber as conexões, você pode entender sobre uma música facilmente.

Ao conseguir entender as partes mais básicas, você já será capaz de tocar algumas músicas. Além disso, em alguns casos é preciso simplesmente decorar informações.

Descubra os acordes básicos do violão

O passo seguinte é descobrir os acordes básicos do violão. Afinal de contas, eles são combinações de notas musicais tocadas ao mesmo tempo.

Por isso, comece aprendendo mais sobre eles e treinando. No início, é normal que você tenha dificuldade, principalmente para mudar de acordes. Mas com o tempo, é possível desenvolver essa habilidade.

Pratique sempre cada acorde que aprender

Os acordes costumam ser representados por variações e uma letra da nota principal. É por meio deles que você terá uma base para tocar.

É por isso que é muito importante ter atenção durante essa etapa e praticar muito. Como dissemos, é preciso estar focado no aprendizado e dedicar o seu tempo para isso.

Depois de aprender as posições dos acordes, continue praticando com frequência, um pouco a cada dia. Com o passar do tempo, você pegará mais agilidade.

Comece a desenvolver ritmos

Após se acostumar com os acordes, comece a desenvolver ritmos. Ou seja, o que chamamos de uma sucessão de pausas e sons que saem do instrumento.

Ao tocar o violão, com uma mão você fará os acordes que vão dar a harmonia da música. Enquanto com a outra mão, é possível fazer a batida para dar ritmo ao que você está tocando.

É normal que para aprender ritmos, você veja símbolos de flechas. Elas podem ficar para baixo ou para cima, e você segue esse sentido indicado na hora de tocar, quando tiver vírgulas, é hora das pausas.

Reúna referências no mundo da música

Qualquer pessoa que deseja saber como aprender a tocar violão precisa estar aberta a referência. É nesse momento que você pode conhecer coisas novas e, a partir disso, aprender a tocar novas músicas.

Sendo assim, saiba que quanto mais referências, melhor será para que você identifique elementos que está estudando e tente replicá-los.

E claro, com isso, você pode praticar ainda mais, se empenhando em aprender novas músicas.

Mantenha frequência nas práticas

Ao longo desse conteúdo, ressaltamos como é importante praticar. Se você quer aprender a tocar violão, não adianta apenas conferir informações e conteúdos sobre o assunto.

Isso porque, é justamente o hábito de pegar o instrumento e reproduzir outras músicas é que ajuda no seu aprendizado. Manter esse hábito de forma constante, todos os dias, surtirá um grande efeito.

Dessa forma, saiba que apenas quinze minutos por dia já é capaz de ajudar você nesse momento.

Conclusão

Depois dessas dicas, você já sabe como aprender a tocar violão e está se preparando para realizar seu desejo.

Para realmente aprender a tocar o instrumento, não se esqueça de como é importante estudar e buscar referências diversas.

Além disso, é essencial que você pratique diariamente, para que suas habilidades se desenvolvam.

Com uma boa regularidade, você tem a chance de aprender com ainda mais facilidade e ser capaz de tocar plenamente sem demora.

Portanto, antes mesmo de buscar uma escola de música e comprar um violão, saiba que esse desejo vai exigir dedicação da sua parte.

DESCONTOS EM CULTURA