Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Quem procura dicas para arrumar o quartinho da bagunça, certamente sabe que esse é um canto muito comum nos lares brasileiros. Sempre há aqueles objetos que não tem um lugar definido para serem guardados ou ainda, o acúmulo de coisas que não são usadas sempre.

Por isso, é importante saber onde colocá-los, quais dispensar e como fazer esta organização.

Afinal, o que seria o quartinho da bagunça?

Para alguns, depósito, para outros, cantinho da bagunça. Mas uma coisa é certa, o quartinho da bagunça, é aquele espaço onde móveis, roupas, brinquedos, utensílios menos utilizados e demais objetos, ficam guardados.

Em algumas casas, estes objetos e utensílios até são usados com certa frequência, no entanto, a organização deixa a desejar. Em outros lares, o acúmulo passa dos limites e prejudica a rotina da casa.

Por isso, dicas para arrumar o quartinho da bagunça, podem ser fundamentais em alguns casos.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

📐 Por onde começar a organização
📐 Dicas para arrumar o quartinho da bagunça: passo-a-passo
📐 Praticar o desapego é a melhor dica para arrumar o quartinho da bagunça
📐 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Por onde começar a organização?

Dicas para arrumar quartinho da bagunca
Dicas para arrumar quartinho da bagunça

É fundamental tirar algumas horas ou até o dia todo, dependendo de como está o espaço, para organizar o ambiente.

Não tenha pressa ou agende compromissos para aquela tarde ou manhã, que será separada para colocar as dicas para arrumar o quartinho da bagunça em prática.

Outro ponto importante: é preciso não ter apego a itens que não tem mais serventia para a sua casa e família. Desapegar é essencial.

DESCONTOS EM ORGANIZAÇÃO

Dicas para arrumar o quartinho da bagunça: passo-a-passo

Quando não se sabe onde começar a arrumação do cantinho da bagunça, montar uma lista de tarefas e prioridades, é um bom caminho a ser seguido. Veja só algumas das principais dicas para arrumar o quartinho da bagunça:

Objetos divididos por categoria

Comece separando os objetos por seções. Em outras palavras, pense em qual categoria eles podem ser armazenados. De preferência, coloque-os em cantos distintos do ambiente.

De acordo com o tamanho dos utensílios, coloque-os em caixas organizadoras ou caixas de papelão para manter a separação mais aparente.

Ter em mãos etiquetas para identificar os objetos ou as caixas em que eles estão, facilita quando algum deles se fizer necessário.

Além disso, quando os utensílios são separados por categoria, é mais fácil visualizar aqueles que têm ou não serventia no dia a dia. Assim, facilitando o desapego.

Limpeza é essencial antes de começar a arrumação:

Não importa quais sejam as dicas para arrumar o quartinho da bagunça, a sujeira deve ser eliminada durante o processo de organização.

Após ter separado e categorizado os objetos, tirá-los do quarto é primordial para que a limpeza seja feita de maneira eficiente. Mas antes de categorizar os utensílios, vá retirando a poeira e resquícios de sujeira antes de guardá-los.

Após varrer, limpar os chão, estantes e prateleiras, é hora de devolver os objetos ao local.

Praticar o desapego é a melhor dica para arrumar o quartinho da bagunça

Muitas vezes, o cantinho da bagunça fica bagunçado porque tem objetos demais. E muitas dessas vezes, esses objetos não são utilizados há anos, estão quebrados ou não tem mais serventia para você e sua família.

Por isso, durante a organização e limpeza, ir separando itens que se encaixam nas descrições acima, vai facilitar e muito esse processo de arrumação.

Às vezes, esse processo pode ser mais complicado porque existem objetos que tem valor sentimental. No entanto, quando estes estão em demasia, não há como manter a organização.

Por isso, separe apenas aqueles itens que realmente remetem a algum sentimento bom. Por exemplo: roupas, brinquedos e materiais dos seus filhos de quando estes eram crianças.

Separe apenas alguns representantes da infância dos pequenos e guarde-os. Os outros podem ser úteis para outras pessoas que precisam e darão melhor uso a eles.

Doe! O mesmo vale para utensílios quebrados ou que não são utilizados há muito tempo. Desapegue!

Após arrumado, como manter a organização?

Organizar os itens por grupos e colocá-los em locais de fácil acesso, ajuda nesse quesito. Isso porque, com as categorias separadas, etiquetas colocadas e objetos em locais de fácil alcance, dificilmente será preciso desorganizar para encontrar o que procura.

Utilizar prateleiras, estantes ou ganchos para pendurar objetos nas paredes é uma ótima dica para organizar o quartinho da bagunça. Assim, aquelas horas gastas categorizando, limpando e arrumando tudo, não serão perdidas com facilidade.

Caso não tenha muito espaço para estantes, opte por colocar os utensílios em caixas organizadoras etiquetadas e as deixe empilhadas no chão.

Use a criatividade a favor da sua arrumação. Peça ajuda aos demais moradores da casa. Muitas vezes, algo que você considera útil, pode não servir para os outros e vice-versa. Trocar informações e dicas vai facilitar e muito a organização e manter o ambiente digno de um (ex) quartinho da bagunça.

Cada quartinho da bagunça tem suas peculiaridades e utilizá-las a seu favor é fundamental. Afinal, você conhece melhor do que ninguém, a rotina da sua casa.

Conclusão

Como vimos, o quartinho da bagunça tem solução. Com algumas horas do seu dia e algumas dicas, é possível se livrar do acúmulo de objetos, arrumar os itens que lhe são úteis e dar um jeito na desordem que deixa qualquer um de cabelo em pé.

Tente não se esquecer das dicas para organizar o quartinho da bagunça para que assim, a organização dure por mais tempo e seu trabalho não seja perdido em poucos dias.

Para isso, não se esqueça de pedir a colaboração dos demais moradores da casa. Afinal, deve ser trabalho de todos manter a limpeza e organização do cantinho da bagunça.

DESCONTOS EM ORGANIZAÇÃO