Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Saber como usar um extintor de incêndio da maneira correta pode ser um diferencial em uma emergência. Isso porque, controlar ou mesmo extinguir o foco de incêndio no início, pode poupar muitas vidas. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como usar um extintor de incêndio da maneira correta.

É importante dizer que o extintor de incêndio só deve ser utilizado quando a pessoa souber o que realmente está fazendo. Afinal, com fogo não se brinca. Além disso, quando as labaredas estiverem fora de controle, a recomendação é para que a pessoa se afaste imediatamente das chamas e ligue para o corpo de bombeiros.

O número disponível para atender a população em casos de emergência é o 193. Esse número de telefone é válido e todo o território nacional é as ligações podem ser realizadas tanto por telefone fixo, quanto por aparelhos celulares. Os bombeiros são profissionais habilitados para verificar se o foco de incêndio foi apagado de maneira adequada.

Enquanto esses profissionais não chegam, é preciso localizar a saída de emergência mais próxima. A princípio, é necessário se posicionar com as costas viradas na direção da saída. Dessa forma, é possível escapar mais rapidamente.

Ter fácil acesso a um extintor de incêndio abastecido pode ser um diferencial no momento de conter um foco de incêndio. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra quando é preciso fazer a recarga de um extintor de incêndio.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🧯 Tipos de Extintores de incêndio
🧯 Classes de Extintores de Incêndio


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Tipos de Extintores de incêndio

Extintores de Incêndio
Extintores de Incêndio

Entende-se por extintor de incêndio todo equipamento cuja função seja controlar as chamas de fogo e pôr fim ao princípio de incêndio. Via de regra, esses equipamentos são compactos e tem pouca autonomia. No entanto, quando utilizado da forma correta, o equipamento pode evitar que as labaredas de fogo se alastrem e que um grande desastre aconteça. Assim, é de suma importância ficar atento em quando é preciso fazer a recarga de um extintor de incêndio.

De antemão, existem diversos tipos de extintores de incêndio. Cada um desses equipamentos tem uma função específica. Ou seja, tanto as substâncias quanto os compostos armazenados no reservatório, devem ser usados para combater os focos de incêndios em lugares diferentes. Atualmente, os extintores disponíveis no mercado são de categorias A, B, C,D e K.

PEGAR DESCONTOS

Classes de Extintores de Incêndio

Os extintores de classe A devem ser usados quando a intenção é conter os focos de incêndios em materiais sólidos como borracha, papel, madeira ou plástico. Isso porque, a combinação de água e de nitrogênio permite que capacidade de vaporização resfrie a superfície e abafe as chamas do material incendiado.

Já os extintores de categoria B são utilizados quando as chamas são causadas por líquidos inflamáveis. Isso porque, o dióxido de carbono não é um condutor de eletricidade consegue cumprir sua função quando abafa as labaredas de fogo e resfriam a superfície.

Os extintores de classe C, por sua vez, devem ser utilizados quando o intuito for controlar as chamas oriundas de equipamentos elétricos. Isso porque, o bicarbonato de sódio age resfriando o calor e interrompendo a reação de combustão.

Enquanto os extintores de categoria D devem ser eficazes para conter os focos de incêndio causados por metais pirofóricos como alumínio, magnésio e sódio, os extintores de classe K precisam ser usados para combater o incêndio provocado por óleos e gorduras. Vale salientar que os extintores de classe K são utilizados porque quando o acetato de potássio se transforma em saponificante, a espuma seladora é responsável por abafar o fogo e fazer o resfriamento da superfície incendiada.

Por fim, os extintores de incêndio só podem sem utilizados de forma segura quando existir o selo do INMETRO atestando a qualidade do produto, inclusive, para sua segurança, só faça a recarga do extintor por empresas que possuem o certificado junto ao INMETRO, como é o caso da Hiper Fire Extintores.

You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.