Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Você sabe o que é nômade digital? Muita gente tem o interesse em se tornar nômade digital, mas a grande maioria das pessoas possuem algumas dúvidas em relação ao tema.

Isso porque, devido a evolução e desenvolvimento dos meios digitais, diversas profissões surgiram no mercado de trabalho. Sendo assim, o número de profissionais com prestação de serviços de forma remota aumentou consideravelmente.

Afinal, essa maneira de exercer a função facilita o trabalho como um todo, já que o serviço pode ser feito em qualquer lugar do mundo, desde que tenha os melhores planos de Internet. Nesse sentido, essa solução caiu no gosto de muitas pessoas.

Diante disso, preparamos esse artigo com todos os detalhes para você entender o que é nômade digital. Continue com a gente e acompanhe a seguir!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

👩‍💻 Afinal, o que é um nômade digital
👨‍💻 Vantagens de trabalhar como nômade digital
👩‍💻 5 profissões para quem deseja ser um nômade digital
👨‍💻 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Afinal, o que é um nômade digital?

Nômade Digital
Nômade Digital

A princípio, entenda que nômade digital é um profissional que trabalha online e pode exercer as funções do lugar que assim desejar.

O grande atrativo de ser nômade digital é a possibilidade de exercer a função sem ter a obrigação de estar presente no escritório da empresa. Ou seja, é um trabalho com maior flexibilidade que permite prestar serviço para lugares distantes.

Por exemplo, o profissional pode trabalhar em um estado e morar em outro. Isso vale também para uma pessoa que mora em outro país.

Em resumo, um nômade digital tem a possibilidade de viajar para qualquer país e continuar com seus ganhos por meio dos serviços feitos na internet.

Entretanto, há um ponto que precisamos destacar: ser um nômade digital não significa o profissional sair para trabalhar na praia ou na rede. Isso se deve ao fato de que a necessidade de ter concentração é a mesma de um trabalhador tradicional.

A diferença é que um nômade digital pode trabalhar em diversos locais e vivenciar a cultura, o idioma e outros fatores de cada cidade e país que esteja residindo naquele determinado momento.

DESCONTOS EM TECNOLOGIA

Vantagens de trabalhar como nômade digital

O estilo de vida de um nômade digital causa uma série de efeitos positivos na vida do profissional e também nos processos da empresa. Isso mesmo! Esse formato de trabalho permite que as empresas façam redução em seus custos.

Por exemplo, com esse modelo de prestação de serviço, a empresa não terá a necessidade de um local físico para os profissionais prestarem seus serviços. Dessa forma, reduz custos básicos, como, água, luz e internet..

Já no caso do profissional, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar é o ponto chave, já que dessa maneira ele aumenta a sua autonomia. Assim, fica mais fácil organizar melhor os afazeres do dia a dia.

Além disso, vale ressaltar que o nômade digital vai poder exercer a função de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Com isso, o profissional terá uma coisa que todas as pessoas: realização pessoal e profissional.

Trabalho remoto

Quando o assunto é nômade digital, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre a atuação. Algumas até pensam que é o profissional que não possui um trabalho fixo e está sem estabilidade.

No entanto, isso depende muito do ponto de vista de cada um. Assim como cada profissão e função profissional, ser nômade digital possui vantagens e desvantagens.

O trabalho remoto é um exemplo de vantagem que o profissional possui. Muitas empresas permitem que seus colaboradores realizem seus serviços remotamente.

Diante dessa possibilidade, o profissional pode prestar o serviço de qualquer lugar sem precisar encerrar o vínculo com a empresa.

5 profissões para quem deseja ser um nômade digital

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens de ser um nômade digital, separamos 5 profissões para quem deseja se tornar um. Confira!

Produção de conteúdo digital

Com a evolução dos meios digitais, a necessidade das empresas em contar com um profissional que produz conteúdo cresceu consideravelmente.

Isso porque as possibilidades como produtor de conteúdo são amplas, pois essa demanda vem de empresas pequenas, médias e grandes. Nesse sentido, o conteúdo online virou parte da rotina de todos os negócios que desejam crescer.

Por esse motivo, se torna fundamental estar bem qualificado. Até porque, é grande a quantidade de serviços que podem ser feitos por esse profissional. Entre eles, estão: criação de e-books, blogs, artigos, postagens para redes sociais.

Um nômade digital pode ser um gestor de mídias sociais

Como falamos acima, a demanda por serviços para a internet é grande. As empresas precisam de profissionais com qualidade nessa área, e a função de gestor de mídias sociais está entre elas.

Assim como o próprio nome já diz, esse profissional faz a gestão de todas as mídias sociais do negócio. Ele não produz o conteúdo, porém, fica responsável pelo agendamento das postagens, interação com público, e auxilia nas estratégias de marketing da empresa.

Desenvolvedor de softwares e sites

Quer se tornar nômade digital e tem facilidade com criação de sites? Olha a oportunidade batendo na sua porta. Como podemos ver, a busca por crescimento no meio digital é constante.

Diante disso, a demanda por um profissional qualificado para desenvolver sites e softwares tende a aumentar exponencialmente nos próximos anos.

Portanto, se você deseja trabalhar em qualquer região de forma remota e sabe como realizar esse serviço, não espere mais. Entre em contato com empresas desse ramo e apresente suas experiências e portfólio.

Assistente pessoal

Essa é outra profissão que oferece oportunidade para se tornar um nômade digital. Afinal, grande parte dos empresários necessitam dos serviços de um assistente virtual.

Caso tenha dúvidas sobre a importância desse profissional, saiba que ele pode ficar responsável por serviços, como: organizar agendas, marcar reuniões, delegar tarefas.

É importante lembrar que essas são funções extremamente importantes para organizar a correria diária, e que podem ser feitas por telefone, assim como por email. Por essa razão, essa se torna uma profissão que se adequa no formato de trabalho de um nômade digital.

Professor também pode ser nômade digital

O professor também pode ser nômade digital? Sim, é isso mesmo que você leu! Todo professor pode ser um nômade digital. Entretanto, será preciso conhecer como funciona esse formato.

Ou seja, entender sobre as ferramentas digitais e pelo menos o básico para dar as aulas no digital. É simples, o professor tem opções para ensinar e passar o conhecimento por meio do digital.

Isso se deve ao fato de que ele pode procurar uma escola de ensino ou dar aulas de reforço para estudantes que necessitam de auxílio no assunto que ele domina.

Além disso, existem várias plataformas para realizar essas aulas virtuais, como, Skype, Google Meet e WhatsApp.

Conclusão

Agora que você acompanhou a leitura do nosso artigo, com toda certeza você já sabe o que é nômade digital. Sendo assim, analise todas as dicas de profissões que apresentamos durante o conteúdo e escolha  a que mais se adequa a sua realidade e necessidade.

No entanto, como citamos, o nômade digital possui a mesma responsabilidade de um trabalhador tradicional. Por essa razão, antes de se tornar um nômade digital, se qualifique o máximo que puder e esteja pronto para mudanças.

DESCONTOS EM TECNOLOGIA