Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

A planta de um imóvel é um documento fundamental para quem deseja reformar uma área. Normalmente, é um comprovativo que fica disponível no arquivo da administração pública. Entretanto, você sabe como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ?

Sejam imóveis de luxo ou construções mais modernas, todos contém uma planta. Nela, estão especificadas informações importantes sobre o imóvel. Instalações elétricas, hidráulicas e outros detalhes são esmiuçados nesse documento.

Nesse sentido, uma construção legal sempre terá esse desenho feito por profissionais especializados. Ele deve ser entregue junto às demais documentações que fazem com que um imóvel esteja dentro da lei.

Assim, diante de qualquer transferência da residência ou comércio para um terceiro, ou até mesmo após perda do documento, é possível solicitá-lo junto à prefeitura da sua cidade. Abaixo, veja mais detalhes sobre como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🏗 O que é a planta de um imóvel
🏗 Conheça os tipos de planta de imóvel
🏗 Veja as etapas de como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ
🏗 Saiba como atualizar a planta de um imóvel
🏗 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

O que é a planta de um imóvel?

Como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ
Como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ

A planta de um imóvel faz parte do projeto de arquitetura feito pelo arquiteto. Nela, é possível verificar a disposição dos cômodos, posicionamento de divisórias, análise completa das esquadrilhas e outros detalhes, também.

Além disso, é na planta que são especificados os locais de instalação de sistemas da casa. Como, por exemplo, a posição das tomadas e dos sistemas de iluminação. Também, a localização dos canos hidráulicos.

É por meio da planta que o profissional que executa a obra consegue se guiar. Nesse sentido, ele saberá exatamente onde cada parte da construção deve ser instalada.

Além disso, ela é elaborada com o objetivo de garantir a melhor moradia para os ocupantes do imóvel.

Assim, comumente você verá plantas de imóveis que foram pensadas de acordo com a posição da residência em relação à incidência de raios solares. E outros detalhes, também. Sempre com o intuito de ser um guia completo sobre a construção.

DESCONTOS EM CASA

Conheça os tipos de planta de imóvel

Existem diversas variações desse documento. Então, se você está se questionando sobre como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ, é importante saber qual tipo de arquivo você procura.

Abaixo, elencamos os principais tipos de planta de imóvel. Esperamos que, por meio dessa explicação, você consiga entender a importância desses desenhos e, também, a função de cada um deles.

Planta baixa

Como a espinha dorsal de todo projeto de construção e construção, a planta baixa, também conhecida como plantas de casas, é para a visualização e tomada de decisões de layouts de propriedades.

Além disso, traz informações relevantes de execução.

Uma planta baixa é uma representação visual do interior de uma casa vista de cima. Ou seja, um mapa de ambiente 2D, em escala, criado por um arquiteto, que permite visualizar como os espaços interagem e como o fluxo ocorre dentro de uma propriedade.

Se detalhado, geralmente contém informações importantes, como área total, nome e tamanho do cômodo, localização de portas, janelas, paredes, escadas e divisórias. Normalmente, também mostra como o imóvel está em sua respectiva configuração.

Planta humanizada

Outro tipo de planta de imóvel é a planta humanizada, projetada por profissionais arquitetos e engenheiros para facilitar a leitura dos desenhos. Nesse sentido, seus elementos são um pouco diferentes da planta baixa.

Muitas vezes, as plantas deste tipo contêm elementos coloridos como luz, efeitos, texturas, paisagens e, em alguns casos, pessoas. Nele, você encontra a distribuição de móveis e pisos representados em diferentes cores para melhor entendimento.

O modelo pode até ser usado como inspiração para decoração de imóveis. Uma planta humanizada é quase um desenho no jogo “The Sims”, onde é possível observar todos os detalhes da construção.

Planta hidráulica

A planta hidráulica observa todas as obras de água na propriedade. Ou seja, analisa cozinhas, banheiros e áreas de serviço, onde estão localizados os espaços de eletrodomésticos que requerem encanamento.

Normalmente, nos desenhos, há uma linha que delineia onde colocar a torneira, a pia, o chuveiro e os canos que garantirão o abastecimento hidráulico da casa. Sendo assim, eles são essenciais para a compreensão do sistema de abastecimento de água.

Caso queira saber mais detalhes sobre a parte hidráulica do imóvel, uma opção é perguntar ao responsável sobre os planos específicos para cada tema. Com eles, você conhecerá todos os detalhes, como informações completas sobre o encanamento.

Planta elétrica

A planta elétrica é desenhada na planta baixa da instalação e, embora seja uma representação bidimensional, mostra com precisão a localização física dos equipamentos e dos trajetos dos condutores.

É um planejamento de todos os detalhes da instalação elétrica da residência. Assim, os trabalhadores que executam a obra saberão exatamente onde estão fios, interruptores e demais elementos. Sua finalidade é fornecer condições para a instalação elétrica da casa.

Além de ser um importante documento para os primeiros proprietários do imóvel, é um desenho essencial para quem for adquiri-lo no futuro. Assim, a possibilidade de erros durante uma possível reforma é bastante mitigada.

Veja as etapas de como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os diferentes tipos de documentos, veja as etapas de como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ. Com esse passo a passo, certamente a jornada ficará mais fácil.

Apesar da burocracia existente nos departamentos públicos, não é difícil solicitar o documento junto à administração da sua cidade. Por isso, reunimos algumas dicas nos tópicos abaixo, que com certeza facilitarão o processo.

Entrar em contato com a prefeitura

Para ter acesso à planta do imóvel na prefeitura do RJ, você deve entrar em contato com a administração, por meio dos canais 1746. Para tanto, basta informar o endereço da construção ou o número do processo.

Caso o processo seja localizado, o requerente será informado por e-mail para comparecer à sede da Prefeitura, em até 30 dias corridos.

Assim, ele deve indicar as plantas a serem copiadas e efetuar o pagamento do respectivo DARM (Documento de Arrecadação Municipal).

De acordo com informações da Prefeitura do RJ, as cópias não serão fornecidas de imediato, sendo necessário retornar em até 7 dias corridos para retirá-las.

O endereço é Rua Afonso Cavalcanti, 455, bloco 1, 10º andar, sala 1003, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 17h, para retirada de senha.

Reunir documentos necessários

Em primeiro lugar, é essencial comprovar vínculo com o endereço requerido. Dessa forma, somente poderão ter acesso à planta de imóvel, na prefeitura do Rio de Janeiro, as seguintes pessoas:

  • O proprietário ou seu procurador, mediante apresentação de cópia do RGI ou compromisso de compra e venda;
  • O síndico designado através de Assembleia Geral, mediante apresentação de Ata;
  • O espólio apresentando o Inventariante e o Termo de Inventário;
  • A pessoa jurídica, através da apresentação do Contrato Social ou Estatuto.

Além da comprovação de vínculo, é importante a apresentação de documento de identificação com foto. Sobre a apresentação de outros documentos, basta entrar em contato com o número 1746.

Se você for do interior, mas deseja acesso às plantas, entre em contato com o telefone (21) 3460-1746. Na central de atendimento, você receberá, com detalhes, instruções a respeito da solicitação.

Saiba como atualizar a planta de um imóvel

Comumente, a atualização da planta de um imóvel acontece somente após reforma. Como a administração pública somente tem acesso aos documentos originais, é essencial que os novos proprietários apresentem, formalmente, todas as mudanças que foram realizadas.

Entretanto, você só deve fazer isso em caso de reformas significativas. Por exemplo: alteração do tamanho da casa, alteração na estrutura do imóvel ou modificação extrema da fachada e da entrada. Uma troca simples de piso não exige atualização.

Basicamente, você deverá:

  • Encaminhar o projeto para aprovação na prefeitura do RJ;
  • Enviar toda a documentação do imóvel e dos proprietários;
  • Realizar, junto com profissionais qualificados, as assinaturas exigidas pela administração pública;
  • Autorizar a visita de agentes públicos na obra, para conferência;
  • Aguardar a emissão dos documentos de atualização.

Viu como é bastante simples? Basta seguir as normas municipais. Caso você ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato direto com a administração pública. Nesse sentido, você será orientado novamente e poderá esclarecer qualquer questão.

Conclusão

Agora que você já sabe como conseguir planta de imóvel na prefeitura do RJ, bem como a importância desse documento, está na hora de solicitá-lo. Afinal, é um direito seu, que garantirá proteção diante de qualquer ocorrência.

Se alguma questão surgir, não pense duas vezes antes de deixar um comentário na caixa abaixo.

Nossa equipe está pronta para te atender e te auxiliar da melhor forma possível!

DESCONTOS EM CASA