Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Você sabe exatamente o que faz um analista de dados?

Entender o que faz um analista de dados é importante para todos que desejam se manter atualizados profissionalmente. Principalmente, por causa da evolução tecnológica que segue constante na sociedade.

Portanto, caso você queira saber mais sobre essa profissão, como funciona a formação e mercado de atuação, vai precisar buscar informações.

Assim, além de entender o que faz um analista de dados, você terá conhecimento de outros temas que possuem relação com o tema, como inteligência artificial e analista de Licitação.

Sendo assim, preparamos esse artigo completo com todas as informações necessárias para você compreender tudo sobre o assunto. Diante disso, se você tiver dúvidas sobre o analista de dados, continue a leitura e acompanhe a seguir!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

📈 Afinal, o que é análise de dados
📉 O que faz um analista de dados
📊 Entenda como um analista de dados atua
📈 As habilidades importantes para um analista de dados
📉 O que é preciso estudar para se tornar analista de dados
📊 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Afinal, o que é análise de dados?

O que faz um Analista de Dados
O que faz um Analista de Dados

Antes de compreender o que faz um analista de dados, você precisa saber o que é análise de dados.

Primeiramente, entenda que análise de dados é o procedimento de coletar dados de informações desorganizadas. Essa coleta é feita por meio de uma exploração do sistema para encontrar novos insights através dos dados.

E o que são dados? Então, normalmente os dados estão em forma de números. Ou seja, dados quantitativos.

No entanto, há a possibilidade de interpretar dados qualitativos. Entre eles estão palavras, imagens, sons dentre outros.

DESCONTOS PARA EMPRESAS

O que faz um analista de dados?

O analista de dados é responsável por extrair, interpretar e analisar a quantidade de informações e dados. Diante disso, é necessário entender que essa análise é feita por meios analógicos ou digitais.

Com essa análise feita, o profissional pode interpretar e organizar as informações adquiridas no processo de extração das informações.

Assim, conseguem compreender padrões e, a partir disso, desenvolvem soluções para problemas atuais ou futuros dentro de uma organização.

Por isso, o analista de dados possui grande importância e valorização dentro das empresas, pois ele auxilia no direcionamento e tomadas de decisões.

Normalmente, os analistas de dados possuem conhecimento vasto em ciências exatas e ferramentas de programação, por exemplo.

Entenda como um analista de dados atua

A função do analista de dados é realizar todo o processo da análise de dados, para encontrar as soluções para os problemas que possam surgir.

Portanto, se deseja ingressar na área e entender de fato o que faz um analista de dados, você precisa saber alguns detalhes do processo. Assim como em outras áreas de atuação, esse profissional progride passo a passo.

Ou seja, é necessário começar como iniciante e se especializar até chegar a um nível avançado. Por esse motivo você precisa aprender como funciona o processo de análise. Sendo assim, separamos detalhes sobre cada um deles a seguir.

Definição de objetivos

A primeira coisa que você deve fazer é definir quais serão os objetivos da organização. Essa pode ser a etapa mais complexa do processo, devido a necessidade de identificar o problema.

Em algumas situações o problema pode estar no setor ou atividade que você menos espera. Fora isso, por ser a parte inicial da análise, essa etapa requer o máximo de cuidado.

Para definir os objetivos você precisa compreender as reais necessidades da empresa. E para ter essa compreensão é necessário acompanhar as métricas e KPIs do negócio.

Coleta de dados

Após identificar os objetivos, você deve interpretar os dados e destacar quais são úteis para solucionar os problemas que o negócio enfrenta.

Lembre-se, é possível analisar dados quantitativos, como números do marketing da empresa. Ou dados qualitativos, que são feitos por meio de pesquisa de satisfação do cliente.

Vale destacar que os dados podem ser divididos em três grupos:

  • Dados de primeira mão: Um coleta feita por você e sua empresa;
  • Dados de segunda mão: São dados de primeira mão de outra empresa;
  • Dados de terceira mão: É um conjunto de dados de diferentes tipos de fontes.

É fundamental ter acesso a essas informações. Caso não tenha, você precisa fazer algumas pesquisas e monitoramento nas redes, por exemplo. Assim, estará pronto para a próxima etapa.

Organização de dados

Normalmente, os dados que você coletou estão desorganizados. Sendo assim, como analista de dados, a organização será uma função sua.

Você terá que analisar os erros e organizá-los de uma forma que a análise fique clara para encontrar a solução dos problemas. Com a organização de dados você vai conseguir identificar os dados que não servem para análise.

Dessa forma, você vai conseguir estruturar as informações realmente relevantes para o progresso da organização.

Processo de análise

Quando você tiver todo o grupo de dados bem claros, estará pronto para iniciar o processo de análise das informações.

É importante entender que há várias maneiras de realizar a análise de dados. Seu papel como profissional também vai ser identificar qual a melhor forma para gerar os resultados para a sua empresa.

Para ficar ainda mais claro, você precisa conhecer as quatro categorias de análise de dados. Entre elas estão: Descritivo, Diagnóstico, Preditivo e Prescritivo.

  • Descritivo: O que ocorreu?
  • Diagnóstico: Por que ocorreu?
  • Preditivo: O que é provável de ocorrer?
  • Prescritivo: Qual decisão é preciso tomar?

Compartilhamento de resultados

Você só deverá compartilhar os resultados depois de analisar os dados da empresa e selecionar os melhores insights para o desenvolvimento do negócio.

Nessa etapa é necessário utilizar alguns materiais para compartilhar as informações que realizou a análise. Por exemplo, relatórios, apresentações dentre outros.

Vale lembrar que os dados devem estar totalmente claros para os setores da empresa. Dessa forma, será possível tomar as melhores decisões em prol do negócio.

As habilidades importantes para um analista de dados

Para saber o que faz um analista de dados, é preciso saber que as habilidades hard skills são essenciais para se tornar um bom profissional. Portanto, veja as mais importantes a seguir:

  • Conhecimento sobre banco de dados: Você precisa saber linguagem de programação, compreender softwares de warehousing database. Também é necessário entender sobre motores de análise dentre outros;
  • Estatística e Matemática: Ter conhecimento e habilidades sobre matemática é essencial, como cálculo e álgebra;
  • Habilidades de programação: É importante para ajustar e criar algoritmos que auxiliam na automatização de tarefas para analisar os dados;
  • Habilidade de visualização: Com essa habilidade você consegue identificar padrões e tendências para evitar que seu negócio passe por problemas. Além disso, é preciso ter outras habilidades com ferramentas como Python.
  • Habilidade com Excel: Saber utilizar o Excel de forma avançada é essencial para automatizar cálculos complexos.

Fora as habilidades hard skills, você não pode esquecer de melhorar suas habilidades soft skills, como a comunicação, ética e criatividade. São características essenciais em todas as áreas.

O que é preciso estudar para se tornar analista de dados?

A área não exige que o profissional analista de dados tenha formação como a graduação. Isso porque, na área de análise de dados há diversos tipos de profissionais, que buscam vários caminhos para o conhecimento

Sendo assim, você precisa saber que pode estudar ciência da computação, tecnologia da informação, engenharia da computação dentre outros.

No entanto, para se tornar um analista de dados cada vez mais completo, você pode buscar conhecimento em cursos livres. Caso queira ainda mais informações sobre a área, procure oportunidades de estágio com profissionais mais experientes no mercado.

Conclusão

Agora você já sabe o que faz um analista de dados e qual a importância desse profissional para as organizações. Diante disso, se você deseja ingressar na área de análise de dados, é importante se especializar de forma eficiente.

Portanto, esperamos que esse artigo ajude a clarear ainda mais o seu conhecimento sobre como esse profissional atua. Vale ressaltar que essa é uma das áreas mais importantes do mercado de trabalho.

Principalmente por causa das tecnologias, que seguem em constante evolução. Por isso, ao adquirir informações sobre as fases de análise de dados, você terá maior entendimento da importância dessa profissão.

DESCONTOS PARA EMPRESAS