Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Você sabe quais são as diferenças entre paisagismo de jardim e jardinagem? Sabe quais os cuidados necessários para ter um excelente paisagismo no seu jardim?

Apesar das semelhanças, ambas as práticas trazem algumas diferenças importantes. Mesmo com algumas técnicas e itens usados em ambos os casos, como o vaso autoirrigável, as diferenças se destacam especialmente pelos objetivos.

Sendo assim, para te ajudar a entender o que é paisagismo de jardim e o que é jardinagem, separamos algumas informações importantes. Veja também algumas técnicas para fazer seu paisagismo de jardim.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🏡 Paisagismo de jardim e jardinagem: quais as diferenças?
🏡 Paisagismo de jardim: técnicas para você saber


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Paisagismo de jardim e jardinagem: quais as diferenças?

Paisagismo de Jardim
Paisagismo de Jardim

Em primeiro lugar, vamos entender quais são as diferenças entre o paisagismo de jardim e a jardinagem.

Seja qual for a técnica que você usa, na hora de construir um ambiente existem vários elementos com os quais é necessário se preocupar, como estrutura, espaço, materiais. Tudo isso deve entrar na conta na hora de buscar criar um jardim.

No entanto, como você utiliza esses elementos pode variar. E é aqui onde se destacam as diferenças entre paisagismo de jardim e jardinagem.

Paisagismo

Para começar, vamos entender o que é paisagismo. Técnica bem comum para ambientes externos, ela também pode ser aplicada em ambientes internos. Mas o que essa técnica é na prática?

Em resumo, o paisagismo consiste na manipulação de uma paisagem natural. Ela exige uma compreensão maior de solo, clima e botânica.

Além disso, é importante considerar a interação de quem mora naquele espaço com o ambiente e a paisagem que o cerca. Dessa forma, o trabalho do paisagista é planejar e projetar um ambiente que, ao mesmo tempo, integre o morador com a natureza e seja funcional.

Jardinagem

Mas e a jardinagem não seria a mesma coisa? Existe de fato diferenças entre ela e o paisagismo de jardim?

A jardinagem nada mais é do que a simples prática de manutenção de um jardim. Por simples, claro, não queremos dizer que é algo fácil, mas sim técnicas mais básicas de cuidado, como poda e irrigação.

Dessa maneira, é por meio da jardinagem que todo o cuidado com a manutenção dos elementos naturais é feita.

Assim, é comum que um projeto de paisagismo de jardim utilize também a jardinagem após sua conclusão. Ou seja, o paisagismo pode ser usado na construção de um jardim, enquanto a jardinagem é feita para sua manutenção.

Para um bom resultado e um jardim saudável, as duas técnicas podem ser usadas em conjunto. Dessa forma, você conta com todas as vantagens das duas.

DESCONTOS PARA JARDIM

Paisagismo de jardim: técnicas para você saber

Agora que você já sabe quais são as diferenças do paisagismo de jardim e jardinagem, podemos partir para as técnicas essenciais para quem deseja planejar e construir um ambiente natural.

Por mais que o paisagismo seja constantemente relacionado apenas com a estética, as técnicas usadas servem para criar ambientes completos. Ou seja, além de uma beleza única, quem investe em paisagismo conta também com espaço totalmente funcional.

No entanto, para fazer isso é importante conhecer as técnicas usadas no paisagismo de jardim. Saiba mais quais são!

Plantar em vasos

Uma das técnicas mais usadas para quem deseja fazer o paisagismo de jardim é plantar em vasos. Essa opção é bem interessante para cultivar plantas dentro ou fora de casa.

Além disso, ela traz a grande vantagem da facilidade em movimentar plantas em seu jardim. Dessa forma, você pode realocar os vasos, optando sempre pelo local com melhor iluminação ou que ofereça o melhor contraste.

Há também a chance de embelezar ainda mais o seu jardim com vasos únicos, com visuais que se encaixam no seu ambiente. Com diferentes cores, tamanhos e texturas, é possível fazer diferentes combinações para criar visuais incríveis.

Fazer caminhos

Uma segunda dica para fazer o paisagismo de jardim é optar por caminhos que integrem as diferentes partes do jardim, ou ele com a casa, por exemplo.

Assim, além de criar um bom visual, é possível proteger suas plantas dos pés alheios. Longos, ondulados, retilíneos; os caminhos podem ser feitos em diferentes formatos e cores. O ideal é sempre combinar o seu caminho com as plantas e vasos do jardim.

O importante é sempre cuidar para que os caminhos sejam acessíveis e cumpram com a sua função.

Aplicar texturas diversificadas

Alinhando todos esses elementos, você pode usar outra boa técnica de paisagismo de jardim, a aplicação de texturas diversificadas.

Com diferentes texturas, você cria um visual incrível para o seu espaço, e pode variar o contraste para combinar com as folhagens ou com a madeira, por exemplo.

O resultado sempre dependerá dos seus gostos e personalidade. Aliás, uma boa dica é fazer com que o seu ambiente tenha um pouco da sua personalidade e preferências.

Cuide da iluminação

Algo que muitos iniciantes acabam ignorando, mas é bem importante no paisagismo de jardim é o cuidado com a iluminação.

Em ambientes externos, ter uma boa iluminação é um pouco mais fácil. Aliás, é fundamental para que as plantas cresçam bem tendo um bom acesso da luz do sol. No entanto, essa iluminação também deve ser bem-feita após o sol se pôr.

E o uso da iluminação e seu tipo dependerá do estilo do seu jardim. Mas dentre as opções, o LED acaba sendo a mais econômica e indicada, especialmente por garantir uma boa luminosidade.

Entenda o que você quer fazer

Por fim, uma dica para quem fará o paisagismo de jardim é entender, antes, o que deseja em termos de resultado.

Antes mesmo de comprar vasos, plantas, luminárias ou qualquer outro item, entenda que tipo de ambiente você deseja ter. Ambientes de convívio social, por exemplo, exigem cuidados diferentes de um jardim que será feito apenas para abrigar plantas.

O espaço que você tem a disposição também interferirá na hora de planejar o paisagismo do seu jardim. Algo que você pode fazer nessa fase para te ajudar é buscar por referências.

Assim, é possível ter uma noção mais ampla do que e de como fazer, além de tudo que será necessário para construção do jardim.

DESCONTOS PARA JARDIM