Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

A educação e a organização financeira são essenciais para garantir um entendimento sobre a situação de curto e longo prazo das famílias. A partir da elaboração de uma planilha financeira é possível analisar os gastos, as rendas e o fluxo financeiro.

Além disso, a organização através da planilha possibilita entender as possibilidades sobre novos investimentos capazes de alavancar a renda. Por isso, organizar seu dinheiro é fundamental para comprar bitcoin ou aplicar em fundos de investimento.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é e como funciona a elaboração de uma planilha financeira. Confira também porque ela é importante e as principais vantagens dela para a saúde das finanças.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

📊 Planilha financeira: o que é
📊 Vantagens de criar uma planilha financeira
📊 Passo a passo de como montar uma planilha financeira
📊 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Planilha financeira: o que é?

Planilha Financeira
Planilha Financeira

Antes de conhecer o passo a passo de como montar uma planilha financeira é importante entender o que ela é. De modo geral, a planilha financeira é uma ferramenta para organizar as finanças pessoais ou de uma empresa.

De maneira automatizada ou manual o objetivo da planilha é agrupar todas as informações sobre as finanças, como o fluxo de entrada e saída. Além disso, a planilha é ideal para determinar os gastos com moradia, alimentação, saúde e outros gastos fixos.

A partir do controle sobre as finanças é possível obter diversos benefícios que serão abordados durante o texto. Portanto, é a melhor maneira de encontrar gastos desnecessários e economizar para realizar alguma meta estabelecida.

Vantagens de criar uma planilha financeira

Ao entender o que é a planilha financeira fica evidente que ela auxilia no controle financeiro de uma pessoa ou de uma família. A partir desse conhecimento diversas vantagens podem ser conquistadas, principalmente, uma melhor organização financeira.

Nesse sentido, a organização envolve uma visão macro sobre os gastos semanais, mensais e anuais que podem indicar a evolução dos ganhos ou dos gastos. Com isso, a planilha é importante para direcionar novas iniciativas sobre o que fazer com as finanças.

Por isso, a planilha financeira é ideal para pessoas que desejam diminuir os gastos e economizar dinheiro, principalmente pela rápida identificação de gastos desnecessários. A planilha também é fundamental para aumentar o poder de compra.

Além disso, o cuidado com as finanças e bom controle tornam as metas estabelecidas como compra de um carro ou uma viagem muito mais rápidas e fáceis de serem alcançadas. Outra vantagem é proporcionar aumentar a reserva de emergência.

O vasto controle sobre as finanças também envolve a visão completa sobre as obrigações mensais e anuais. Portanto, a planilha auxilia no planejamento financeiro para pagamentos em dia de taxas e impostos, diminuindo riscos de atrasos e multas.

De modo geral, a planilha financeira é a melhor maneira de ter uma visão completa sobre o rendimento mensal de uma família e sobre as possibilidades de investimentos. Com isso, é fundamental para o crescimento econômico de todo um país.

DESCONTOS FINANCEIROS

Passo a passo de como montar uma planilha financeira?

Agora que você já sabe porque a planilha financeira é importante para a organização das finanças, confira o passo a passo de montagem da planilha. Vale ressaltar que a planilha é fundamental para o controle financeiro pessoal e de uma empresa.

1- Escolha o modelo de planilha

Existem diferentes tipos de planilha a serem utilizadas. Com os avanços tecnológicos, o mais comum é utilizar as planilhas digitais, como no Excel. No entanto, você pode utilizar o bom e velho caderninho de anotações, para as planilhas manuais.

O importante nesse primeiro passo é encontrar uma ferramenta que faça sentido para o seu controle financeiro e que seja de fácil atualização. Portanto, defina um modelo capaz de receber todas as informações de entrada e saída de dinheiro.

2- Liste as fontes de renda

Com a planilha escolhida é o momento de começar a colocar as informações. Para isso, comece listando as fontes de renda, como salário, aluguel e investimentos. O ponto-chave da criação da planilha é deixar alguns espaços livres para novas receitas.

De modo geral, comece listando apenas os itens, sem a necessidade de colocar valores, o importante é listar tudo que pode ser considerado renda.

3- Liste os gastos

O terceiro passo para montar uma planilha financeira é listar todos os gastos que você ou sua família tem durante o mês, sejam eles fixos ou variáveis. Portanto, adicione por exemplo valor de aluguel, IPVA, IPTU, contas de luz e água nos gastos fixos.

Já nos gastos variáveis é preciso colocar espaços para gastos com alimentação, lazer, transporte, compras em geral, como roupas e acessórios. Nesse passo é fundamental deixar novos espaços para gastos futuros à medida que o poder de compra aumente.

4- Insira os dados

Com todos os ganhos e gastos listados é possível completar as lacunas com os dados requisitados. Por isso, é fundamental que você coloque todos os valores com a maior exatidão possível, desde os centavos.

Esse quarto e último passo precisa ser realizado diariamente após a elaboração da planilha financeira, para que nenhum valor seja esquecido. Com os valores corretos é possível saber o valor que sobrou ou faltou durante um mês, por exemplo.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é e como é fácil montar uma planilha financeira. Além disso, fica evidente a importância desse controle para garantir a saúde financeira de várias famílias e empresas.

Com isso, a planilha financeira tem o objetivo principal de apresentar a condição financeira de uma família, apresentando os ganhos e gastos. A partir disso, é possível entender quais gastos podem ser cortados e atingir melhores resultados, economizando e investindo.

De modo geral, a planilha financeira é vantajosa para auxiliar na tomada de decisões e no controle de gastos. Logo, tem impacto direto na melhora da qualidade de vida e na realização de metas e sonhos, como a compra da casa própria.

Agora que você já sabe o passo a passo de como montar uma planilha financeira, é a sua hora de organizar suas finanças e aumentar seus rendimentos progressivamente. A educação financeira é fundamental para melhorar o seu poder de compra.

DESCONTOS FINANCEIROS
You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.