Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Você sabe o que é sono da beleza? Além de contribuir para ter uma pele mais saudável, ele também colabora para um bom funcionamento do nosso organismo, melhorando assim, a nossa qualidade de vida.

Isso porque, quando não se tem como rotina uma boa noite de sono, ocorrem alterações na nossa saúde, que refletem diretamente na nossa aparência. Para que isso não aconteça, além de frequentar uma boa  clínica de estética, é necessário dormir bem.

Uma noite bem descansada é essencial para acordar energizado e alerta. Há muitos benefícios que vêm de fechar os olhos o suficiente, e acontece que há uma razão pela qual alguns chamam de sono de beleza, quer saber o porquê?

Continue a leitura deste artigo, e veja os efeitos de ter uma noite agradável e entenda porque uma boa noite de sono dá ao nosso organismo, a oportunidade de se recuperar de certos danos diurnos.


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

😴 Como o sono da beleza se relaciona à saúde
🥱 Como o corpo trabalha durante o sono
😴 Quantas horas se deve dormir diariamente
🥱 Quais são os efeitos de uma noite mal dormida
😴 Como ter uma noite agradável
🥱 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Como o sono da beleza se relaciona à saúde?

Sono da Beleza
Sono da Beleza

O sono da beleza se relaciona à saúde, já que quando dormimos, nosso hormônio do estresse, que é o cortisol, diminui, e o nosso hormônio do sono, que é a melatonina, aumenta. Nesse sentido, nosso corpo está em modo de reparo.

Por isso, ao dormir o tempo ideal, ele cumpre o essencial para que o organismo funcione bem. Isso porque esse é o momento em que o organismo está se recuperando dos danos que podemos ter sofrido durante o dia.

Nesse sentido, um desequilíbrio nos níveis de cortisol pela falta de sono, podem ocasionar doenças cutâneas. Sendo assim, quando não se tem um sono regular, podem surgir condições relacionadas à pele, como Dermatites, Psoríase e até mesmo Vitiligo.

DESCONTOS EM BELEZA

Como o corpo trabalha durante o sono?

Como falamos acima, durante a noite, o nosso corpo está reparando danos que podem ter sido causados a ele durante o dia. Nesse sentido, enquanto dormimos, o corpo trabalha restaurando o nosso organismo em vários estágios.

Isso acontece por meio de vários ciclos, e se alternam entre sonos profundos e leves, que geralmente duram de 1h30 e 1h50. Contudo, eles são definidos por 2 diferentes momentos e funções. São eles:

  • Sono REM ou rapid eye movement: essa é a fase dos sonhos, quando a atividade cerebral é mais acentuada. Nesse momento os hormônios estão realizando a recuperação, contribuindo para a regeneração da pele e da memória;
  • Sono NREM ou non-rapid eye movement: esse tipo de sono acontece em três momentos diferentes. Assim que deitamos ficamos sonolentos e com sono mais leve, depois os músculos relaxam e, por fim, o cérebro descansa de fato.

Quantas horas se deve dormir diariamente?

Quando se trata de dormir bem diariamente, a recomendação é que seja entre sete e oito horas de descanso por noite. Mas é importante lembrar que não é apenas a quantidade de sono que importa, mas a qualidade do nosso descanso também.

Isso se deve ao fato de que nem todo sono é igualmente restaurador porque, como vimos, o sono REM acontece em algum momento no meio da noite. Contudo, segundo a National Sleep Foundation, há um período correto de sono para cada faixa etária. Veja:

  • 0 a 3 meses de idade: de 14h a 17h;
  • 4 a 11 meses de idade: de 12h a 15h;
  • 1 a 2 anos de idade: de 11h a 14h;
  • 3 a 5 anos de idade: de 10h a 13h;
  • 6 a 13 anos de idade: de 9h a 11h;
  • 14 a 17 anos de idade: de 8h a 10h;
  • 18 a 25 anos de idade: de 7h a 9h;
  • 26 a 64 anos de idade: de 7h a 9h;
  • A partir dos 65 anos de idade: de 7h a 8h.

Quais são os efeitos de uma noite mal dormida?

Como vimos, uma noite mal dormida afeta diretamente o nosso organismo. Nesse sentido, os efeitos causados quando não se tem uma boa noite de sono vão de características visíveis na nossa pele, assim como a falta de energia para realizar as mais diversas tarefas.

Tudo isso em razão de que o nosso corpo percebe a perda de sono ou a falta de qualidade dele. Contudo, é fácil perceber quando não dormimos o nosso sono de beleza. Podemos ver isso, por exemplo, nas olheiras e até na pele sem brilho.

Isso acontece porque ao dormir mal, a pele se torna menos capaz de reter a umidade, retardando a renovação das células da pele. Ainda assim, o sono irregular também não proporciona a síntese adequada de proteínas para o nosso cabelo.

Como ter uma noite agradável?

Deu para perceber que o sono da beleza não é chamado assim à toa, certo? Isso em razão de que, ter uma noite agradável, vai contribuir para você viver mais e melhor. Mas o que é preciso fazer para dormir bem? Basta seguir as dicas que daremos agora:

Criar uma rotina

Ao criar uma rotina para o sono, o cérebro passa a entender o momento certo de dormir. Por isso, tenha sempre os mesmos hábitos toda a noite. Isso inclui um bom banho quente para relaxar, além de fazer uso da aromaterapia, com essências que ajudam a descansar a mente.

Cuidar da alimentação

Se alimentar bem faz a diferença em qualquer momento, certo? No período da noite, principalmente antes de dormir, o certo é não ingerir alimentos e bebidas que contenham cafeína, já que estimula o sistema nervoso, interferindo no sono. Em vez disso, beba água.

Ajustar as luzes

O ideal é que nesse momento você não fique exposto a luz intensa. Nesse caso, minutos antes de dormir, as lâmpadas ideias para o quarto são a pera. Além disso, não fique no celular ou notebook, já que as luzes desses aparelhos afetam a pele.

Exercitar-se

Ao se exercitar, a serotonina, hormônio responsável pelo bom humor, e que também ajuda a dormir melhor, é liberada. Mas o ideal é que qualquer exercício físico seja feito 3 horas antes de você ir dormir. Dessa forma, a adrenalina não prejudicará o sono.

Conclusão

O sono da beleza existe e ele é capaz de melhorar sua qualidade de vida, além de ser excelente para a sua saúde. Agora que você já conhece os efeitos de uma noite mal dormida, não vai querer trazer esse prejuízo para o seu bem-estar, certo?

Por isso, cuide de você e principalmente do seu sono, porque, como vimos, ele é essencial para a recuperação do nosso corpo, contribuindo para que acordemos bem e mais dispostos.

DESCONTOS EM BELEZA