Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Camisa de ciclismo, podemos defini-la como a armadura de um ciclista. Sem ela o esporte jamais seria o mesmo. Mas como um pedaço de pano pode ser tão importante no esporte? Se é apenas uma camisa, qualquer uma de esporte já bastaria, certo?

Errado! A camisa de ciclismo é muito importante e nós podemos provar.

Hoje separamos 5 motivos fundamentais para você saber tudo o que precisa sobre as camisas de bike. Você sairá daqui preparado, basta escolher a cor - item importante também, mas falaremos adiante.

Hora de entender tudo sobre as camisas.

Roupas para ciclismo: Tudo o que você precisa saber
Roupas de ciclismo, sempre tendo diversas opções, podem se tornar uma escolhabem difícil para quem quer começar a andar de bike. Mesmo os mais experientespodem se perder a tantas tecnologias lançadas todos os anos. É exatamente em razão disso que nós desenvolvemos este guia, aqui irá encontrar t…
Veja também: Roupas para ciclismo: Tudo o que você precisa saber

Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🚴 Tecnologia
🚴 Conforto
🚴 Velocidade
🚴 Proteção
🚴 Visibilidade
🚴 Camisa de Ciclismo: Onde comprar com desconto


1 - Tecnologia

Tecnologia e esportes andam de mãos dadas e amarradas, um não vive sem o outro.

Talvez você acredite que a frase acima seja exagerada, afinal muitos esportes surgiram a séculos atrás. Porém, graças aos avanços tecnológicos nós somos mais resistentes que os Gregos nas antigas maratonas, os carros de Fórmula 1 são tão seguros que Senna ainda estaria entre nós, dentre os infinitos exemplos que podemos oferecer por aqui.

Quanto às camisas de bike, a realidade é a mesma. Suas tecnologias incríveis e mesmo sendo feitas de pano permitem melhor performance do ciclista.

Podemos dar alguns exemplos aqui:

O CoolMax, um tecido de poliéster desenvolvido e comercializado pela Invista é conhecido como absorvente de umidade e extremamente respirável. Ou seja, um tecido que permite a passagem do suor, fazendo com que seu corpo mantenha a respiração sem ser abafado.

Podemos falar do Tactel também, um dos tecidos mais famosos no mundo. Porém, suas funcionalidades fazem jus a fama. O Tactel é super confortável e possui incrível capacidade térmica.

2 - Conforto

Tudo que fazemos na vida procuramos ter conforto. Mesmo sendo uma tarefa difícil, queremos fazê-la com conforto e sucesso.

Nas bikes, o maior desafio está em manter as pernas trabalhando, porém a parte superior precisa estar confortável. É graças ao tronco que obtemos equilíbrio nas pedaladas, já os braços responsáveis pela direção a ser seguida.

Ao escolher sua camisa de bike, é preciso levar em consideração seus gostos e quais seus objetivos no esporte.

Existem, basicamente, três tipos de camisas, elas são os pilares e definem bem as modalidades e os gostos de cada atleta.

A primeira opção: As Slim Fit, ideais em atletas profissionais de ciclismo. São extremamente ajustáveis ao corpo, justas, fundamentais nas provas e treinos de alta intensidade. Possui a prioridade quando o assunto é tecnologia, tudo que é de ponta sai primeiro nas Slim Fit.

A segunda opção: As Regulares, onde o conforto possui um foco maior, mas sem perder as capacidades tecnológicas. É indicada em treinos leves.

Não menos importantes, as Comfort, união perfeita entre conforto, praticidade e tecnologia. Ideais à quem não gosta de roupas muito justas e/ou pros praticantes de modalidades que não exigem tanta velocidade como, por exemplo, mountain bike. A funcionalidade vem dos bolsos na parte das costas, podendo ter até 3, perfeitos para guardar alimentos, pequenas ferramentas, documentos, chaves, etc.

Veja também: Macaquinho de ciclismo feminino: Tudo o que você precisa saber

3 - Velocidade

Citamos a Mountain Bike como categoria que não exige tanta velocidade, e isso é verdade. Porém, as provas consistem em, ganha quem superar os obstáculos mais rápidos.

Apesar das técnicas, ainda sim, a preocupação com a velocidade existe. Única modalidade possível de descartável a velocidade é a BMX, onde o foco são manobras.

De resto, podemos resumir o ciclismo em velocidade e a fim de estar cada vez mais veloz, o foco vai além da bicicleta.

As roupas de ciclismo são essenciais para melhor performance nas provas, e isso engloba as camisas, é claro. Como falamos no tópico acima, as camisas Slim Fit são justas no corpo, recheadas de tecnologia, perfeitas “cortar o vento”.

As únicas que podem ter essa capacidade? De forma alguma, porém as indicadas. Tenha sempre em mente que, quanto menos justas e mais soltas menos velocidade. Isso ocorre pelo que chamamos de aerodinâmica, quanto maior área de resistência maior será o efeito do ar, prejudicando a velocidade.

4 - Proteção

Dissemos no início do artigo que a camisa de ciclismo é a armadura do ciclista. Isso faz com que a grande dúvida volte a aparecer, como um pedaço de pano pode te proteger tanto?

É hora de responder essa questão. Antes precisávamos colocar algumas definições que fazem das camisas verdadeiras “armadura”.

No primeiro item falamos sobre a tecnologia dos tecidos e é exatamente isso que cria um escudo tão grande.

Graças a tecnologia é possível ter proteção térmica nas camisas, ou seja, no frio o ciclista está protegido - isso jamais irá inibir a necessidade de blusas durante as pedaladas - e no calor a vestimenta permite o corpo respirar, além da ventilação de ar poder ser controlada pelo próprio ciclista graças ao zíper que, em alguns casos, percorre toda a camisa.

E ao citarmos o calor, lembramos que vivemos em um país tropical, onde os meses de calor são muito presentes durante o ano. Isso está diretamente relacionado ao sol, estrela responsável pela produção de raios UV, extremamente perigosos à pele quando exposta por muito tempo aos raios.

Por isso temos o protetor solar, mas também dissemos que algumas podem durar horas … jamais poderíamos parar a prova no meio. Conectando esses itens foi preciso desenvolver camisas que capazes de proteger a pele dos raios UV.

A grande carta na manga das camisas de ciclismo. Além de extremamente prática, forma uma “couraça” de proteção no atleta.

5 - Visibilidade

Todo esporte busca ser visível ao público. Apesar das provas raramente serem transmitidas na televisão aberta o ciclismo é uma prática muito comum no mundo. Afinal, além de um esporte é um excelente meio de transporte. Sem poluir o meio ambiente e ainda ajuda a queimar calorias.

Porém, quando falamos em visibilidade, queremos explicar o principal motivo das camisas de ciclismo serem de cor tão extravagantes. Mesmo quem gosta de coloração neutra ainda se depara com detalhes fortes e coloridos.

O principal motivo é a visibilidade, um ciclista precisa ser visto. Isso faz com que os acidentes e incidentes sejam difíceis de ocorrer. Em centros urbanos os carros precisam ter boa visibilidade do ciclista, afinal, eles dividem, muitas vezes, a mesma pista. Infelizmente as ciclovias não percorrem a cidade inteira.

Já em modalidades mais retiradas, a visibilidade é necessária a fim de ninguém se perder ou ser visto caso a gravidade tenha ação incisiva, levando o ciclista a encontrar com o chão. Por isso, mesmo sem ser fã de cores tão vibrantes, procure dar uma chance a própria segurança.

Hora de ir às compras da camisa de ciclismo

compras-camisa-de-ciclismo
A vida feliz consiste na tranqüilidade da mente.

5 motivos essenciais para tirar de vez de sua cabeça que, qualquer camisa será suficiente nas pedaladas.

O pedal é um esporte que a paixão acontece de forma muito rápida. Quem gosta de pedalar sabe o quão importante a camisa de ciclismo é. Mas agora você também sabe, e se não tiver a sua ainda é hora de ir buscar.

+ LOJAS DE ESPORTES

Quer ser bom na bike? É preciso os melhores equipamentos.

You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.