Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Carnes para churrasco, apenas 3 palavras, mas que possui um significado enorme para o brasileiro. Carnes para churrasco são valorizadas de Norte a Sul do país, uma verdadeira paixão nacional.

É impossível esconder esse amor. A média brasileira é de 35 Kg consumidos ao ano por pessoa, segundo dados de pesquisa em bovinocultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Porém, a paixão sempre faz com que as exigências perante a qualidade do alimento seja cada vez maior. Com a carne não é diferente, na verdade, a agropecuária tem sido pioneira em questão a qualidade.

Não é para menos, o Brasil está entre os maiores produtores de carne do mundo, com previsões de especialista de ser a maior em apenas 5 anos.

Foi pensando em qualidade que hoje nós vamos ensinar você a escolher a melhor carne de churrasco para sua grelha, aquela que fará você ser o churrasqueiro oficial da família.

Calculadora de Churrasco - Churrascômentro Completo
Calculadora de Churrasco ou Churascômetro? Com nossa paixão por carne, isso nãoimporta tanto, seja Calculadora de Churrasco ou Churrascômentro, o importante écalcular o churrasco para que seu evento seja um sucesso. Prepare aquele churrasco que vai alegrar sua caverna. Bora calcular o que vocêpr…
Veja também: Calculadora de Churrasco - Churrascômetro Completo

Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🥩 1. Melhores Carnes para Churrasco
🥩 2. Carnes para Churrasco Barata
🥩 3. Carne Boa para Assar
🥩 4. Carnes de Segunda para Churrasco
🥩 5. Qual a melhor carne para churrasco?
🥩 6. Aperitivos e Acompanhamentos
🥩 7. Piores carnes para churrasco


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Carnes para Churrasco Boa e Barata
Carnes para Churrasco Boa e Barata - DaazCavernas

1. Melhores carnes para churrasco

melhores carnes para churrasco
Melhores Carnes para Churrasco

Qualidade é fundamental, é impossível fazer qualquer tarefa bem feita sem ter as melhores condições.

Aqui selecionamos os melhores cortes, afim de que tudo saia da melhor maneira possível nas comemorações que um bom churrasco proporciona.

Alcatra para churrasco

Comecemos por uma peça de carne que se bem aproveitada pode render um churrasco completo.

A alcatra bovina esta localizada na parte traseira do boi, ao destrincha-la você irá encontrar peças como:

  • Maminha;
  • Baby Beef;
  • Bombom do Alcatra;
  • Picanha.

Fique tranquilo vamos falar de cada uma delas, queremos só evidenciar que, comprar peça de alcatra pode ter um excelente custo beneficio para seu churrasco.

Caso você não tenha a habilidade de cortar as carnes, peça a seu açougueiro, vire o melhor amigo dele, pode ter certeza que virão cortes magníficos.

Fraldinha para churrasco

Estando entre o meio e a parte traseira do boi a fraldinha é retirada do fraldão, por mais engraçado que pareça ser, é deliciosa.

Suas longas fibras deixam a carne muito suculenta e a capa de gordura traz um sabor maravilhoso a carne.

A gordura é tão na medida certa que muitos "hamburgueiros", Brasil afora, utilizam ela afim de preparar seus discos de carne, sem a necessidade de um blend.

Recomendamos que ao assar esta peça, não corte, coloque-a inteira na churrasqueira (caso o tamanho permita). Isso faz com que todas as características da peça sejam aproveitadas.

Ah, fica a dica, apesar de ser uma carne horizontal, se assim podemos dizer, corte ela na vertical, assim as fibras poderão ser quebradas com maior facilidade, ficando ainda mais macia na boca.

Miolo de Alcatra

Você já ouviu falar em Baby Beef? Se sim, com certeza foi da melhor maneira possível, cheia de elogios, sendo muitas vezes uma carne mais cara no cardápio da churrascaria.

Pois bem! Baby beef não é nada mais do que o miolo da alcatra, cortado em medalhões.

Sua suculência, maciez e pouca gordura transforma essa carne em uma explosão de sabor em sua boca. Você também pode inventar receitas, cebola ou manteiga de paprica doce e alecrim vão muito bem com um bom miolo de alcatra.

Contra filé para churrasco

Contra filé, carne bem popular entre os brasileiros, porém, nossos hermanos argentinos também tem um amor por esta parte do boi.

É do contrafilé que os cortes ancho e ojo de bife são retirados. Se você quer inovar e fazer um churrasco típico hermano na parrilha, esse corte é a pedida.

Agora, se você é o típico brasileiro que gosta e/ou prefere os cortes da casa, vai de contra que é sucesso.

Bife para churrasco

Entramos em uma linha tênue entre o que é bom e o que irá estragar seu churrasco. Aos amantes de carnes menores, mais finas (no sentido dimensional da palavra), recomendamos que os bifes sejam feitos através das carnes que colocamos nessa lista.

Se bem cortada a carne pode ficar extremamente deliciosa, podendo ser até excentricidade no seu almoço. Imagine? Ter a possibilidade de comer aquela carne bem assada, defumada e temperada em meio a uma terça-feira?

Comodidade de poucos, sendo assim, como será apenas um almoço em meio de semana e você não quer gastar todo seu estoque, corte em fatias menores e escolha carnes mais em conta como a maminha ou o acém, exemplos que iremos explicar logo abaixo.

Acém para churrasco

Carnes do dianteiro, ou seja, da parte da frente do boi são consideradas carnes de segunda. No geral, utilizamos elas para comidas do dia-a-dia. Mas, um bom churrasqueiro sabe se virar em qualquer situação.

Além disso, o acém é um excelente assado, basta uma boa carne, vinda de um bom açougue e cortada da maneira certa e assim terá um excelente assado.

Peça para seu açougueiro medalhões de acém, utilize espetos e, dependendo do tamanho do corte, em menos de 60 minutos terá a carne ao ponto, suculenta e macia.

Maminha para churrasco

Lembra quando falamos que iriamos citar as partes de alcatra? E como elas poderiam encaixar bem no seu churrasco?

Bom aqui estamos mais uma vez, agora para citar a maminha.

Sendo parte da alcatra, a maminha é uma excelente pedida para a grelha. Sua capa de gordura intensifica seu sabor e a maciez da carne faz com que cada corte seja um prazer.

Bola da pá

Retirado da paleta do boi, parte do dianteiro e considerada uma carne de segunda a bola da pá é constituída de massas musculares e bases ósseas.

Sendo rápida para cozinhar a peça possui muito nervos, por isso os cortes precisam ser precisos. Ao corta-la faça o movimento na direção das fibras.

Fique tranquilo, não é por ser uma carne fibrosa e considerada de "segunda" que será ruim em seu churrasco. Caso contrário não estaríamos falando da bola da pá.

A evolução do mercado agropecurario mudou o sistema das carnes, hoje, existe boi de primeira e boi de segunda. Isso se deve a chegada de raças de qualidade ao país, como, por exemplo, o Angus.

Basta aquela boa receita que sua bola da pá ficará deliciosa na grelha.

Cachuleta carne

Filé é um termo que nos remete a algo bom, não é mesmo? Um belo filé acebolado ou um filé de frango bem grelhado, muito bom.

Se você gosta de filé assim como nós, experimente a chuleta. Saindo do contrafilé do boi, o corte é também conhecida como bisteca.

Recomendamos fazer no braseiro forte e selar muito bem a peça. Quanto aos temperos? Bom ai deixamos a gosto, até porque, tudo vai bem com uma boa bisteca.

Picanha

Aqui não tem pra ninguém, peça que dispensa, apresentações, a queridinha dos churrascos, Brasil a fora.

Sendo uma parte da Alcatra, a Picanha vem do traseiro do boi e é considerada parte nobre do boi, sempre muito macia, cheia qualidade, gordura e muita suculência.

Se você não entende muito de carnes (mesmo lendo este artigo), está buscando uma peça de qualidade que irá agradar todos no churrasco e ai ainda agregar diversos elogios para suas habilidades na grelha, vá de Picanha.

Cupim

Quem já viu um boi pastando, bem tranquilo ao ar livre, deve ter reparado uma protuberância logo no ínicio de suas costas.

Ao ver aquilo pode achar que é da característica do animal e deixar passar batido, e estava certo, a raça de nome zebuíno possui essa parte mais saltada nas costas, mas a partir de hoje você irá ver e saber que é dali que é retirado o cupim.

Sendo fibrosa e colagenosa é preciso ter paciência para prepará-la. Lá se vão algumas boas horas assando o Cupim.

Por isso, fica a dica, quando for preparar sua peça de Cupim, comece bem cedo, deixe que tudo aconteça no tempo dela. Pode ter certeza de uma coisa, você não irá se arrepender. As receitas, bom, vamos deixar com vocês novamente.

Fiquem a vontade de comentar e nos contar como você gosta de preparar seu Cupim e todas as outras peças que citamos.

T-Bone

Sabe quando você estava vendo um desenho tipo Tom & Jerry e aparecia um bife enorme com um osso parecendo um T? Pois bem! Hora de fazer o filé dos desenhos animados.

O T-Bone ou filé duplo são dois cortes unidos em um, de um lado está o contra-filé, aos amantes da parrilha, chorizo, já na outra parte é encontrado o, famoso, filé mignon.

Sendo duas partes do mesmo animal o T-bone possui fibras, irrigações e maciez diferentes uma da outra. Para resolver é bem simples. Brasa bem forte dos dois lados e por fim, colocar a peça em pé na grelha, não você não entendeu errado, em pé.

Peça a seu melhor amigo, o açougueiro, uma peça mais grossa e assim que grelhar de ambos os lados, coloque o "T" virado para baixo, assim toda carne será grelhada por igual.

Cordeiro

Você gosta de ser diferente em tudo o que faz? É bom se destacar, certo?

Bom, se você quer diferenciar no churrasco, então o cordeiro é a pedida ideal.

O consumo dessa carne vem aumentando no Brasil. Ao grelha-la você irá perceber sua maciez, seu sabor diferente, porém muito gostoso, e por simples diferenciação e vontade de experimentar.

Não esqueça de furar a carne antes de grelhar, um cordeiro a pururuca é uma explosão de sabores.

CARNES COM DESCONTO

2. Carnes para Churrasco Barata

carne para churrasco barata
Carne para Churrasco Barata

Se você gosta de churrasco, mas não quer gastar muito, aqui separamos uns cortes mais em conta, aqueles que irão fazer a alegria do pessoal, encher bem a barriga de todos e ainda fazer seu bolso respirar aliviado.

Lembrando que, um churrasco bem feito não está nas carnes, claro que qualidade e um bom corte ajuda (e muito), mas ao final, tudo se resume a habilidade do churrasqueiro e dos temperos que são utilizados.

Pernil de Porco

Um porquinho sempre vai muito bem na grelha, e se for mais barato na hora da compra, é melhor ainda. Por isso se você gosta de carne suína e quer pagar mais barato por isso, aposte no Pernil de Porco.

Sendo a parte mais consumida do animal, é no Pernil traseiro que se encontra cortes como, picanha, alcatra, coxão mole e duro, lagarto e maminha.

Dessas, apenas a picanha é retirada.

Quanto a receita? Bom, já citamos algumas vezes, mas vale reforçar, essa parte fica com o assador. Saiba que é possível fazer até strogonoff com essa parte do porco, imagine o que não pode acontecer na churrasqueira.

Bananinha

Churrasco é sinonimo de comer bem, certo? Sendo assim o pessoal gosta de deixar um espaço maior no estomago e acaba chegando já com fome.

Mal sabem que tudo que é trabalhado na brasa, no fogo e no carvão, leva tempo para ser preparado. Com essa fome, no geral, os churrasqueiros tendem a preparar a linguiça primeiro, usando braseiro forte e furando a carne inumeras vezes.

A gente explica no tópico seguinte, afim de evitar o problema, recomendamos a Bananinha. Sendo retirada do contrafilé, também é conhecida como entrecostales ou entrecostais. É muito saborosa e macia, quando feita na brasa forte assa rapidamente, ou seja, o aperitivo perfeito no começo do churrasco.

Assim poderá focar nas carnes mais demoradas sem ninguém apressar.

Linguiça

A campeã do churrasco! Apesar da picanha ser a queridinha do Brasil, a luta do povo nos grupos de whatsapp é: "Tragam carne também, não só linguiça!"

Mas como culpar as pessoas? A linguiça é um item B.B., Bom e Barato, além de super versátil e com um sabor que não é preciso descrever.

O churrasqueiro doméstico brasileiro tem um grave problema com a linguiça. Por todas as caracteristicas citadas, a maioria das pessoas acredita que ela precisa ser a primeira a estar na mesa, sendo assim, colocam bem perto da brasa e vão virando com o garfo.

Aqui deixamos uma dica: se você quer ter linguiças muito mais saborosas em seu churrasco. Deixe ela em brasa média, cerca de 40 cm do fogo, e nunca, em hipótese alguma, fure a línguiça (ou qualquer outra carne que não tenha o objetivo de pururucar).

Tendo isso em mente, e seguindo as dicas acima, terá a linguiça com a porcentagem de gordura ideal, trazendo mais sabor ao prato.

CARNES COM DESCONTO

3. Carne boa para assar

carne boa para assar
Carne boa para assar

Costela assada

Antes de qualquer pensamento sobre costela é preciso ter duas coisas em mente; paciência e segurança.

Assar uma costela demanda tempo, e não estamos falando de minutos, mas sim, horas.

É preciso que todos as reações químicas ocorram com a carne e o osso da costela saia com facilidade. A intensão é sempre fazer com que a carne fique, praticamente, se desfazendo.

Por isso, segundo andar da churrasqueira e faça um churrasco que dure um expediente inteiro, ou seja, 8 horas. Claro que podem ocorrer variações, mas essa é a média de preparo de uma boa costela.

Pode ter certeza de uma coisa, vale muito a pena.

Sobrecoxa assada

Itens básicos em um churrasco:

  • Carne;
  • Linguiça;
  • E ... Frango! É claro.

Um bom franguinho bem temperado não pode faltar na grelha de um bom churrasco, mas, porque ficar só na coxinha da asa se você pode ir direto na sobrecoxa?

Além de maior a sobrecoxa do frango possui muito mais carne, além de ser muito mais saborosa.

Aqui não tem segredo, a unica coisa que deve ser feita antes de leva-la a grelha é desossar a peça. Isso é fácil, mas caso você não queira fazer em casa é só pedir a seu melhor amigo, o açougueiro.

Sempre falamos que as receitas acabam ficando a gosto do cliente, mas aqui não tem jeito, a sobrecoxa com mostarda e mel fica sensacional, vale a pena experimentar.

CARNES COM DESCONTO

4. Carnes de segunda para churrasco

carnes de segunda para churrasco
Carnes de Segunda para Churrasco

Se você está com pressa e atrás de uma lista rápida e prática, de modo a saber quais as melhores carnes de "segunda" para churrasco, é só anotar as que estão aqui em baixo, bora lá:

  • Bananinha;
  • Paleta desossada;
  • Bife de vazio (pacu);
  • Costela de ponta;
  • Maminha;
  • Espetinhos.

Com essas carnes para churrasco você irá economizar, mas terá um delicioso banquete.

CARNES COM DESCONTO

5. Qual a melhor carne para churrasco?

qual a melhor carne para churrasco
Qual a melhor carne para churrasco

Picanha... fim do texto.

Brincadeiras a parte, a verdade é que essa pergunta é tão relativa que poderíamos ficar horas discutindo os porques de cada um achar um corte o melhor.

Aqui é tudo questão de gosto pessoal. Você gosta de uma carne mais magra? Com gordura? Prefere que seja mais macia ou um pouco mais consistente? Em quanto tempo você quer que essa peça asse? Por fim mas não menos importante, que tipo de receita você quer fazer?

Todas essas variaveis devem ser respondidas quando se pensa em carnes para churrasco.

A unica coisa que podemos garantir é, todos os cortes que foram citados neste artigo são de extrema qualidade. Se uni-los a uma boa raça de boi e um bom açougueiro que saiba corta-las bem, terá os melhores churrascos de sua vida.

CARNES COM DESCONTO

6. Aperitivos e Acompanhamentos

aperitivos e acompanhamentos
Aperitivos e Acompanhamentos

Aos defensores de que churrasco é só carne, bom, acredito que possa pular está parte...

Mas da uma chance para a gente, senta, leia o que temos a dizer. Pode ser que nós deixamos sua mente um pouco mais aberta quanto aos acompanhamentos e aperitivos de um churrasco.

Farofa

De lei! A farofa está sempre presente nos churrascos Brasil afora. As receitas são inúmeras, com bacon, banana, quinoa, azeitona, etc.

É só escolher e fazer, complementado seu churrasco.

Salada

Aqui não tem receita não é mesmo?

Faça como bem entender, mas uma saladinha sempre vai bem como entrada.

Você sabia que salada abre o apetite? Bom fica a dica.

Legumes

Aqui podemos colocar de duas maneiras, assados ou dentro da salada. Os legumes
na grelha é uma maneira de incrementar seu churrasco ou até mesmo praticar a diversidade em caso de um amigo vegetariano.

Alguns legumes com carne ficam divinos.

Vinagrete

Outro pilar dos acompanhamentos, o vinagrete. Se colocar no pão com uma carne bem grelhada, é de comer de joelhos.

Invente seu vinagrete, pode ser até feito com limão e sem vinagre, sabia? Se sim, conta nos comentários o seu jeito de preparar o vinagrete.

Pão de Alho

Muitos dizem que sem pão de alho não é churrasco!

Um queridinho que muitas vezes é mais chamativo do que as carnes (culpa do churrasqueiro que não está mandando bem na grelha).

Mas, ao invés de comprar um pão de alho pronto, prepare sua própria pasta, é fácil e você pode fazer da maneira que preferir, com mais ou menos alho, mais queijos, etc.

Maionese

Batatonese ou cenoronese? Qual vai melhor no canto do prato com um bom arroz, farofa e vários tipos de carne?

Uma boa maionese não pode faltar, um complemento bem refrescante, saboroso que quando adicionado a essa combinação citada acima é o ápice do churrasco. É finalmente a hora de sentar e comer de fato, sem ficar beliscando ao lado do churrasqueiro.

CARNES COM DESCONTO

7. Piores carnes para churrasco

piores carnes para churrasco
Piores carnes para Churrasco

E por fim as piores carnes para churrasco, aquelas que irão fazer você se contorcer de tão ruim... Bom, sentimos informar, mas elas não existem.

Aqui vamos falar o que já foi citado no item "melhores carnes para churrasco", não existe carne ruim ou boa, existe gosto pessoal, ou seja, tem gente que pode não gostar de picanha, nós duvidamos, mas pode acontecer. E essa mesma pessoa pode amar contrafilé, e vice e versa.

A dica que deixamos aqui é, faça churrasco! Experimente, tente, use e abuse das grelhas e parrilhas. Só assim você irá descobrir as belezas e diferenças de cada corte.

Até porque churrasco é tradição brasileira.

You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.