Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Lendas de terror infantil sempre fazem nossa curiosidade ficar ainda mais aguçada. Quem nunca fez, ou pelo menos cogitou, ir até o banheiro e falar 3 vezes “maria sangrenta”, a probabilidade de nada acontecer era de 99,9% (não podemos descartar as possibilidades, vai que algo acontece).

Brincadeiras a parte, lendas de terror infantil acabam se propagando de forma muito rápida e sempre serão contadas, seja no sentido de dar lição de moral ou apenas fazer a criança ter medo de fazer algo indevido.

Com lições de moral ou não, todos nós tivemos história de arrepiar a espinha e fazer as noites de sono ficarem bem difíceis. Separamos algumas, a fim de relembrar.

Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos
Melhores livros de terror, apenas 4 palavras, mas que irá te deixar com cabeloem pé apenas no sussurro do virar de páginas. Vamos listar os melhores livros deterror de todos os tempos. > Penso que você não vai querer ler à noite ou sozinho. Antes de falarmos da nossa lista com os melhores livro…
Veja também: Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos

Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

👻 O chupa cabra
💀 A gangue do palhaço
👻 A loira do banheiro
💀 O homem do saco
👻 O ET de Varginha
💀 O Bicho-Papão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

As mais contadas lendas de terror infantil

O chupa cabra

O chupa cabra
Lendas de Terror Infantil: O chupa cabra

Brasil, anos de 1990, se você estava entre a infância e a adolescência nesse década, é quase impossível nunca ter ouvido sobre a lenda do chupa-cabra.

Um monstro aterrorizante que ia atrás das cabras e abatia seu alvo por meio de dentada no pescoço.

Sempre foi uma estória muito interessante e assustadora, mas se pararmos e pensarmos ‘o chupa cabra’ precisava ser uma espécie, porque a lenda é comum em diversas regiões do mundo.

Veja também: Os 7 melhores filmes de Stephen King

De toda forma assustou as noites de muita gente, principalmente se você fosse visitar um parente na roça.

A gangue do palhaço

A gangue do palhaço
Lendas de Terror Infantil: A gangue do palhaço

A década de 60 nos Estados Unidos foi marcada por diversos acontecimentos, dentre eles, estava o assassino psicopata John Wayne Gacy, conhecido também como ‘palhaço pogo’.

30 anos depois, no Brasil, o jornal Notícias Populares contou a história de John, mas seu modo distorcido e sensacionalista fez com que o boato da gangue do palhaço se espalhasse pela região metropolitana de São Paulo.

Veja também: Livros de terror infantil para despertar a imaginação das crianças

Bastou isso para milhares de famílias terem medo de suas crianças jamais voltarem pra casa.

A loira do banheiro

A loira do banheiro
Lendas de Terror Infantil: A loira do banheiro

Um clássico das escolas, a loira do banheiro é sem dúvida a lenda de terror infantil mais contada no Brasil.

A estória dizia que um espírito da loira do banheiro aparece próximo a crianças e adolescentes nos banheiros da escola. Basta seguir alguns passos e, em teoria, a loira aparece.

A lenda surgiu no interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Guaratinguetá. Segundo a lenda, a jovem Maria Augusta de Oliveira, fugiu de um casamento arranjado foi direto a Paris. Infelizmente poucos anos depois a jovem veio a falecer e seu corpo foi trazido ao Brasil.

O casarão da família, onde Maria foi enterrada, deu lugar a uma escola que misteriosamente pegou fogo em 1916.

O homem do saco

O homem do saco
Lendas de Terror Infantil: O homem do saco

Lembra que falamos logo no início desse artigo que algumas lendas de terror infantil tem como objetivo educar ou trazer alguma lição de moral?

Pois bem! ‘O homem do saco’ é o exemplo mais claro que temos do que acabamos de falar.

A lenda conta que um homem sequestrava as crianças malcriadas e as levava a fim de serem transformadas em sabão.

Veja também: Contos de terror e mistério para quem tem pressa

A lenda ficou tão famosa que até ganhou livro escrito pela autora mineira Regina Rennó.

O ET de Varginha

O ET de Varginha
Lendas de Terror Infantil: O ET de Varginha

A maior cidade do Brasil é São Paulo em torno de 12 milhões de habitantes, nos Estados Unidos temos Nova York, um polo mundial com cerca de 8 milhões de habitantes e poderíamos ficar o dia todo por aqui citando as grandes capitais do mundo.

Porém, não temos conhecimento sobre vida fora da terra e em 1996 três garotas alegaram ter visto um ser vivo de pele marrom e olhos pretos na cidade de Varginha em Minas Gerais.

Ufólogos comprovaram, através da descrição, ser o que conhecemos como Extraterrestre.

Veja também: Livros de terror para ler em 2021

A história não pára, Varginha se tornou um polo dos OVNI’s - Objetos Voadores Não Identificados. Um casal de agricultores relataram a presença dos objetos.

24 se passaram e até agora nunca ficamos sabendo o que assombrou a cidade de Varginha no final da década de 90.

O Bicho-Papão

O Bicho-Papão
Lendas de Terror Infantil: O Bicho-Papão

Lenda bem comum no mundo todo e que serve única e exclusivamente para educar as crianças levadas.

Segundo a história do bicho-papão vem sendo contada desde a época das Cruzadas. Os muçulmanos chamam a criatura de Melek-Ric.

A criatura nem tem um rosto definido e pode ser imaginada como bem entender.

A tradição conta que o bicho-papão se esconde em algum lugar do quarto das crianças mal-educadas, guarda-roupa, gaveta, debaixo da cama e a intenção é assustá-la durante as noites sem luar.

A lenda com certeza foi inspiração para o homem do saco, pois ambos querem fazer sabão com as crianças. E a pergunta que fica é, o que eles vão fazer com tanto sabão?

Veja também: Contos clássicos de terror que você precisa ler

As lendas de terror podem ser bem assustadoras quando somos pequenos, mas podem nos ensinar lições que uma simples regra não faria.

A cabeça de uma criança funciona de maneira diferente, contar história vai muito além de ser algo infantil, nós gostamos de história pelo contexto e seria possível ensinar a lição apenas através de quadrados e círculos, mas, porque não inserir personagens e mistérios?

As histórias de terror podem parecer que seu único objetivo é assustar, mas, na verdade elas despertam a curiosidade e a imaginação, afinal nem todas as criaturas e mistérios são mostrados logo de cara, todo um suspense está em volto e essa é a graça.

Por isso, jamais deixe de contar histórias de terror para as crianças, procure por livros que sejam recomendados para a idade delas e as veja alcançando níveis incríveis de criatividade.

You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.