Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Tem vontade de aprender como fazer pão francês? Neste conteúdo reunimos três ótimas receitas que vão ajudar você a cozinhar esse pão da melhor forma.

Se não há uma padaria por perto e mesmo com uma lista de empresas da região você não encontra um bom lugar para comprar pão, essas receitas serão muito úteis.

E claro, essa também é uma boa oportunidade caso você queira arriscar na cozinha e aprender algo novo.

Acompanhe a leitura conosco!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🍞 Afinal, o que é pão francês
🥖 História do pão francês e consumo no Brasil
🍞 3 receitas de pão francês para fazer em casa
🥖 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Afinal, o que é pão francês?

Antes de aprender como fazer pão francês, que tal conhecer mais sobre esse alimento? No caso, estamos falando de um pão salgado que possui uma receita bem simples e que está presente em vários momentos do dia do brasileiro.

Para se ter ideia, é um tipo de alimento que leva farinha, água, fermento e sal na sua composição, podendo contar com ligeiras diferenças entre receitas. Vale pontuar também que há diferenças nas formas como ele é chamado.

Isso se deve principalmente aos regionalismos que trazem termos distintos para esse alimento. Por exemplo, além de pão francês, ele pode ser chamado de pão de sal, cacetinho, pão d’água, pão careca ou mesmo pãozinho.

História do pão francês e consumo no Brasil

Apesar de ter uma grande inspiração nos pães franceses, o tradicional “pão francês” do Brasil se difere da receita original.

A origem do alimento está entre os séculos 19 e 20, quando as padarias nacionais começaram a tentar reproduzir as receitas francesas.

Ainda, há quem diga que os brasileiros que iam para França voltavam e descreviam os pães para seus cozinheiros. Com isso, eles tentavam criar pães com o miolo branco e uma casca mais dourada.

Mesmo assim, a receita ainda se manteve original com todas as adaptações feitas pelos cozinheiros brasileiros. E claro, com o tempo ele se tornou cada vez mais presente em todo o país.

DESCONTOS EM GASTRONOMIA

3 receitas de pão francês para fazer em casa

Como fazer pão francês
Como fazer pão francês

Agora se você quer aprender como fazer pão francês, trouxemos três receitas que podem render resultados saborosos. Desse modo, você ainda pode escolher qual variação desse pão mais lhe agrada.

Inclusive, trouxemos dicas um pouco diferentes como o pão folhado e o com gergelim, com isso, é possível dar uma diversificada e aproveitar ainda mais o alimento. Confira!

Como fazer o pão francês tradicional em casa

Essa é uma opção muito fácil de pão francês caseiro. Para começar, saiba que será necessário contar com 1kg de farinha de trigo, e uma colher de sopa para o sal e o melhorador de farinha.

Separe também uma colher de chá de açúcar e 3 colheres de sopa de margarina. Não se esqueça de 2 xícaras de chá de água gelada, 1 ovo e 60g de fermento biológico. Para untar, reserve farinha de trigo e margarina, e para borrifar, um pouco de água gelada.

Pegue uma tigela para misturar o fermento, melhorador, sal e açúcar. Em seguida, adicione o ovo e a margarina para começar a misturar com as mãos. Aos poucos, vá adicionando água.

Sove a massa até ela ficar homogênea e coloque água se for preciso. Após 10 minutos, cubra tudo e coloque para descansar. Após 20 minutos, é só cortar os pedaços, abrir com o rolo e colocar na forma untada modelando os pães.

Deixe descansar coberto por mais 40 minutos, depois, faça os cortes com a faca, borrife a água e leve ao forno alto. Não se esqueça de preaquecer o forno por 15 minutos e deixe assar até ficar dourado.

Receita do pão francês folhado

Para essa receita, você vai precisar de 30g de fermento biológico, uma colher de chá de sal e de açúcar e 3 gemas de ovos. Separe uma xícara de chá de água morna e 4 xícaras de chá de farinha de trigo, com 3 colheres de sopa de margarina.

Você também vai precisar de 300g de manteiga para folhar a massa.

Comece misturando a margarina, o açúcar, a água, o sal, as gemas e o fermento em uma vasilha. Vá adicionando a farinha aos poucos e misture tudo até chegar em uma massa homogênea.

Deixe a massa descansar por 40 minutos e, logo em seguida, abra em uma superfície com a ajuda de um rolo. Passe ⅓ da manteiga para folhar e dobre a massa por 4 partes para depois abrir novamente com o rolo.

Faça o processo com a manteiga mais duas vezes, abra a massa e folhe antes de cortar em retângulos. Enrole e coloque os pães em uma forma untada, modelando como preferir, faça os cortes e leve ao forno.

Preaqueça o forno e coloque o pão em uma temperatura média, deixe por 30 minutos e retire quando estiver dourado.

Pão francês com gergelim

Aqui, você precisa separar um ovo, uma colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar. Além disso, vai precisar de ½ xícara de óleo e de fécula de batata, e uma xícara de chá com água morna e 2 xícaras de chá de farinha de arroz.

Não se esqueça de pegar um tablete de fermento biológico, gergelim preto para polvilhar e água para pincelar. Reserve óleo e farinha de arroz para o momento de untar.

Reserve todos os ingredientes secos em uma vasilha e em um liquidificador, bata o fermento, o ovo, a água e o óleo. Logo depois, misture tudo em uma batedeira e deixe por cinco minutos ou até chegar ao ponto homogêneo.

Depois, é só retirar a massa e modelar da forma que preferir. Unte uma forma e polvilhe a farinha para colocar os pães. Unte tudo com a água e coloque o gergelim preto antes de deixar a massa descansar por 30 minutos.

Com o forno preaquecido, coloque a massa em temperatura média e deixe por 30  minutos. Retire quando estiver bem dourado.

Conclusão

Viu como fazer pão francês não é difícil? Além disso, você encontra variações da receita que podem gerar resultados deliciosos!

Agora você já sabe mais da origem deste pão e está preparado para fazer a receita em casa e aproveitar essa delícia no café da manhã ou da tarde.

DESCONTOS EM GASTRONOMIA
You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.