Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Tem dúvidas se a glicerina alisa o cabelo? Confira todas as informações que reunimos neste conteúdo e conheça os diversos benefícios dessa substância.

Você já deve ter visto que a glicerina já é muito utilizada na indústria de cosméticos. O sucesso tem relação com suas propriedades e facilidade de ser encontrada. O produto é versátil e um poderoso hidratante!

A seguir, você poderá entender melhor as diferenças entre a glicerina vegetal e a glicerina bidestilada, como esse componente pode ser útil e muito mais. Veja conosco e boa leitura!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

👩 O que é glicerina?
👩‍🦰 Quais os tipos de glicerina?
👩‍🦱 Quais os benefícios da glicerina para o cabelo
👱‍♀️ Afinal, a glicerina alisa o cabelo
👩‍🦳 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

O que é glicerina?

Antes de entender se a glicerina alisa o cabelo, é importante que você conheça mais sobre essa substância e seus usos. No caso, estamos falando de um componente químico, chamado de glicerol (ou propanotriol).

Dessa forma, a glicerina é basicamente um álcool de açúcar, com aparência de líquido incolor e viscoso. Boa parte da sua origem se dá de fontes naturais, seja de gordura ou óleos animais e vegetais, assim como sintética, no caso do petróleo.

Como dissemos, esse é um componente muito utilizado em cosméticos, presente em shampoos, sabonetes, maquiagens e até mesmo cremes.

Mas, não custa destacar que a glicerina é muito versátil. Por isso, pode fazer parte de medicamentos, xaropes e até laxantes.

Fora a indústria farmacêutica, a glicerina compõe cremes, caldas, conservas e outras pastas para alimentos. Do mesmo modo que está presente em produtos químicos como tintas, produtos de limpeza, verniz, resinas e afins.

Ou seja, estamos falando de algo que faz parte de nossas vidas de muitas formas.

Quais os tipos de glicerina?

Agora que você já conhece mais sobre a glicerina, precisa entender que existem diferentes tipos da substância. Como dissemos, ela pode ser retirada de diferentes fontes, o que torna os produtos ligeiramente diferentes.

No momento do uso, pode ser interessante conhecer esses tipos de origem, para que você tenha um consumo consciente. Por exemplo, pessoas veganas tendem a evitar produtos de origem animal, logo, uma glicerina de origem vegetal seria o ideal.

Dessa forma, para que tudo fique bem claro, veja mais a seguir!

Glicerina vegetal

A glicerina vegetal é justamente aquela derivada de óleos vegetais. Nesse sentido, ela pode ser derivada de óleo de coco, óleo de soja ou óleo de palma.

Uma de suas principais características é que ela possui altas chances de ser solúvel em água.

Glicerina bidestilada

Por outro lado, a glicerina bidestilada pode ser de origem animal, sendo uma versão ainda mais concentrada do produto.

Além disso, ela possui uma alta taxa de pureza, podendo chegar a 99%. Isso acontece porque essa glicerina passa pelo processo de destilação, em que a separação de materiais em altas temperaturas.

Ao final, temos um produto ainda mais puro e concentrado, que pode ser usado em receitas caseiras para cuidar do cabelo ou mesmo outros produtos.

Quais os benefícios da glicerina para o cabelo?

Glicerina alisa o cabelo
Glicerina alisa o cabelo

Ainda neste conteúdo, falaremos se a glicerina alisa o cabelo ou não, mas que tal entender mais sobre suas vantagens? Como explicamos, essa substância está presente em vários cosméticos.

E claro, isso não é à toa, já que ela pode ajudar os cabelos de diversas formas. Confira mais sobre seus benefícios:

Auxilia na hidratação

Um dos pontos positivos da glicerina é que ela consegue atrair água. Por isso, é um bom ingrediente para ajudar na hidratação dos cabelos, mantendo os fios mais umectados e lubrificados.

Evita o ressecamento

Por ser um produto que auxilia na hidratação, ao utilizar a glicerina nos cuidados com seu cabelo, você notará que os fios vão ficar menos ressecados.

Definição do cabelo

Para quem tem cabelo cacheado, a glicerina é um ótimo aliado. Isso porque, com o seu poder umectante ela ajuda diretamente a manter os fios bem definidos.

Logo, ao estar presente em receitas caseiras ele pode oferecer boas finalizações para manter os cachos bonitos.

Redução de frizz

Outro ponto muito interessante e que, com certeza, chama a atenção de muitas pessoas, é que a glicerina pode ajudar a diminuir o frizz do cabelo.

Ao considerar todas as suas propriedades, notamos que a substância ajuda a deixar o cabelo mais definido e hidratado. Com isso, a tendência é que o frizz também diminua.

Fortalecimento dos fios

Quem não sonha em ter um cabelo forte, não é mesmo? Pois saiba que a glicerina pode ajudar muito, uma vez que mantém os fios mais resistentes.

Dessa forma, as quebras costumam diminuir, pois os fios estarão mais resistentes.

Livre de pontas duplas

Por ser algo que ajuda a fortalecer os fios e evitar que ele se quebre, a glicerina ajuda também a diminuir as pontas duplas.

Portanto, após todos esses pontos, já foi possível notar como incluir essa substância nos cuidados com o cabelo pode ser muito benéfico.

Mas claro, como ela tende a “sugar” água, deve ser mais usada em dias úmidos, para não causar o efeito contrário e ressecar os fios. Ou mesmo pode ser interessante combiná-la com outros produtos à base de água.

DESCONTOS EM BELEZA

Afinal, a glicerina alisa o cabelo?

Depois de tantas informações, chegou o momento de entender se a glicerina alisa o cabelo. Pois saiba que não, ela apenas deixa uma sensação de que o cabelo está mais liso.

Isso acontece porque ela consegue hidratar os fios, deixando tudo mais alinhado, com menos volume, sem frizz e até com certo peso. Nesse sentido, temos uma sensação de que ele está mais liso.

Mas a substância não causa nenhum tipo de alisamento químico. Por isso, quem tem o cabelo cacheado pode usá-la sem medo.

Conclusão

Viu como a glicerina não alisa o cabelo e, na verdade, pode ser muito benéfica para os fios? Com os cuidados certos, seja com dicas de profissionais e receitas caseiras, você pode usar essa substância a seu favor.

Ou seja, por meio de boas combinações, é possível manter os cabelos mais hidratados, sem frizz e fortalecidos com a ajuda da glicerina.

E não se esqueça que existem dois tipos de glicerina, a bidestilada e a vegetal, que podem ser diferentes em determinados aspectos, como já explicamos.

DESCONTOS EM BELEZA

You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.