Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Contos clássicos de terror, quem gosta de tomar sustos? Aparentemente milhões de pessoas, afinal, quando um bom filme de terror com seus contos clássicos é lançado, as salas de cinema lotam aguardando ansiosa pelos jump scares.

Porém, a (sessão) Terror não se resume apenas a filmes, muito antes das telas de cinema, histórias horripilantes já eram contadas, diversas embrenharam-se na cultura e se transformaram em contos clássicos de terror.

Mas o que torna história ou obra em clássico? Por que devemos lê-las?

A discussão sobre o que são clássicos é extensa e atinge diversas áreas, sendo o cinema como a principal. O que é clássico para mim, pode não ser para você. Porém, devemos levar em consideração duas coisas, popularização e grandiosidade.

Algo popular não é necessariamente um clássico, porém se a obra é grandiosa, é muito bem avaliada pela crítica nos aspectos técnicos e alcança um grande público. Existe a grande possibilidade de tornar-se clássica. Edgar Allan Poe escreveu seus contos no século XIX,Stephen King tem 72 anos atualmente, ambos autores clássicos que citaremos logo abaixo.

É hora de conhecer os contos clássicos de terror que irão causar arrepios na sua espinha e talvez façam você se apaixonar pelo gênero.

Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos
Melhores livros de terror, apenas 4 palavras, mas que irá te deixar com cabeloem pé apenas no sussurro do virar de páginas. Vamos listar os melhores livros deterror de todos os tempos. > Penso que você não vai querer ler à noite ou sozinho. Antes de falarmos da nossa lista com os melhores livro…
Veja também: Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos

Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

👻 O Drácula - Bram Stoker
💀 Frankenstein - Mary Shelley
👻 O Corvo - Edgar Allan Poe
💀 O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft
👻 O Nevoeiro - Stephen King


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Os principais contos clássicos de terror

O Drácula - Bram Stoker

Contos Clássicos - O Drácula - Bram Stoker
Contos Clássicos de Terror: O Drácula - Bram Stoker

Abraham “Bram” Stoker foi um escritor, nascido em Dublin na Irlanda no ano de 1847. Ele deu vida a um dos personagens mais famosos da cultura ocidental, o Conde Drácula.

A história foi escrita por Bram no ano de 1897.

O conto é narrado pelos protagonistas, Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing - famoso personagem que recebeu até filme próprio em 2004 - e dr. Seward, onde contam suas tentativas de impedir que a criatura se alimenta de sangue humano em plena (Londres) do século XIX, também conhecida como Época Vitoriana.

Um verdadeiro clássico que não pode faltar na sua coleção.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

Frankenstein - Mary Shelley

Frankenstein - Mary Shelley
Contos Clássicos de Terror: Frankenstein - Mary Shelley

Sendo a primeira obra de ficção científica da história, Frankenstein ou Prometeu Moderno foi escrito pela autora britânica, Mary Wollstonecraft Shelley.

Em Maio de 1816 Mary viajou a Genebra, Suíça, com Percy Shelley e seu filho e Claire Clairmont, irmã adotiva de Mary, para passar o Verão com Lorde Byron (uma das figuras mais importantes para o movimento romancista). Em meio a leituras de histórias fantasmagóricas alemãs na vila Byron, Lord Byron sugeriu que cada um criasse uma história de terror.

Em pouco tempo Mary pensou em história curta, um conto, porém seu esposo, Percy Shelley, e assim surgiu um romance.

Frankenstein conta a história do cientista Victor Frankenstein, ou seja, não é a criatura que possui esse nome, mas sim seu criador. O resto é clássico e precisa estar na sua estante.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

O corvo - Edgar Allan Poe

O corvo - Edgar Allan Poe
Contos Clássicos de Terror: O corvo - Edgar Allan Poe

Um dos maiores nomes da literatura, Edgar Allan Poe nasceu em Boston - EUA, no ano de 1809.

Dono de uma aura bem sombria, Allan escreveu diversas histórias extremamente aterrorizantes. Não pelo fato de terem monstros, as histórias de Edgar trabalhavam um terror psicológico e intenso. Seus personagens carregavam uma mente, muitas vezes, perturbada e isso realmente assusta.

Veja também: Livros perturbadores que irão mexer com suas noites de sono

O corvo é seu conto mais famoso, o que lhe rendeu o apelido e diversas homenagens.

O poema conta a história de um homem, de nome não citado, que numa noite sombria de Dezembro, inverno no hemisfério norte, faz sua leitura em frente a lareira.

Deprimido o personagem recebe a visita de um corvo… Bom, o resto você precisa ler. É um clássico!

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft

O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft
Contos Clássicos de Terror: O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft

Howard Phillips Lovecraft, mais conhecido como, H. P. Lovecraft nasceu em 1890 nos Estados Unidos.

Em 1926, já como escritor, Lovecraft escreveu “O Chamado de Cthulhu”. O conto é sobre investigações extraterrestres e os “antigos”, que de acordo com a, podemos dizer, mitologia criada pelo escritor, são seres existentes antes da vida na terra.

Cthulhu é um deus, adormecido, e dentro do conto existe um culto que busca trazê-lo de volta. O resto, bom, é preciso ler. Aproveite as coletâneas e devore os contos extremamente amedrontadores de Lovecraft.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

O nevoeiro - Stephen King

O nevoeiro - Stephen King
Contos Clássicos de Terror: O nevoeiro - Stephen King

Stephen Edwin King, nascido em 1947 nos Estados Unidos é um escritor de terror que possui uma das maiores famas atualmente no mundo.

O fato de ser bem atual ajuda, sem sombra de dúvida, afinal seus livros e contos conseguem contar histórias horripilantes abordando aspectos de nossa realidade. Porém, Stephen King é um nome poderoso devido às adaptações cinematográficas de suas histórias: It, Sob a Redoma e O cemitério já viraram filmes. Até mesmo O nevoeiro, um conto do autor, foi transformado em singular película bem assustadora.

Veja também: Qual o primeiro livro de Stephen King? Descubra e entenda

A história se baseia em um nevoeiro extremamente intenso e dentro dele existem criaturas de um outro lugar. Vale super a pena ler esse e inúmeros outros contos do maior autor de terror da atualidade.

As histórias podem ser aterrorizantes, mas irão prender sua atenção do início ao fim!

A literatura fantástica desperta nossa imaginação e criatividade, os contos clássicos de terror são sempre uma excelente porta de entrada para um mundo todo de fantasia.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS