Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Você sabia que contratar um guia turístico pode fazer toda diferença durante a sua viagem? Isso porque esse profissional possui uma extensa bagagem, com as melhores informações sobre o local que deseja visitar.

Além de dar boas indicações de passeios, ele ainda é capaz de elaborar um roteiro com diversas atividades, para possibilitar uma experiência incrível aos turistas. Ainda assim, ele pode recomendar a melhor forma de se locomover na viagem, o que facilita na hora de optar pelo aluguel de carros, por exemplo.

Portanto, preparamos esse conteúdo exclusivo para você. Aqui você vai encontrar 5 motivos para contar com a expertise desse profissional. Além disso, vamos mostrar o que considerar ao escolher um guia. Boa leitura!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

🧭 Qual a importância de contratar um guia turístico
🧭 5 motivos para contratar um guia turístico
🧭 Como contratar um guia turístico
🧭 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Qual a importância de contratar um guia turístico

É importante contratar um guia turístico porque se trata de um profissional gabaritado, que se especializa para exercer essa função, já que essa é uma profissão regulamentada. Isso porque, o Cadastur, Cadastro do Ministério do Turismo, é obrigatório a todos os guias turísticos.

De toda forma, esse profissional irá tornar o seu passeio mais completo, seguro e agradável. Isso porque, a partir do seu objetivo, ele pode fazer um planejamento para a sua viagem, com atividades que agrade a todos os perfis.

Nesse sentido, a partir de características como idade e número total de pessoas, o guia turístico será capaz incluir no roteiro um passeio com dificuldade moderada, por exemplo. Além disso, ele dará todas as informações históricas, além de curiosidades sobre o local.

Sendo assim, ele alia experiência e criatividade, e carisma, contribuindo para uma melhor experiência do turista ao longo do seu período de viagem. Contudo, se ainda há dúvidas se vale a pena ou não ter um guia turístico durante o seu passeio, vamos convencê-lo agora mesmo.

DESCONTOS EM VIAGENS

5 motivos para contratar um guia turístico

Guia Turístico
Guia Turístico

Como já adiantamos acima, é importante contar com um guia turístico durante a viagem. Isso se deve ao fato de que, além de serem profissionais capacitados, a presença deles tornará o passeio ainda mais agradável e enriquecedor.

Sendo assim, vamos citar agora 5 motivos para contratá-lo. Temos certeza de que você vai ficar convencido. Veja:

1 - O guia turístico conhece melhor a região

Esse profissional está em constante aprendizado sobre histórias e características do local para prestar um serviço de qualidade. Sendo assim, o guia turístico conhece melhor a região e quais os locais valem a pena a visita.

Por essa razão, ele conhece os melhores roteiros e é capaz de organizar atividades de interesse do turista. De toda forma, é importante verificar se ele possui o Cadastro do Ministério do Turismo, sendo pessoa física ou jurídica.

2 - Com um guia turístico, você economiza tempo e dinheiro

Além das sugestões de passeios, eles aconselham sobre os melhores locais para comer, por exemplo. Por essa razão, você não precisa perder tempo pesquisando e buscando informações para encontrar locais de qualidade e que aliam custo/benefício.

Podemos dizer que o guia turístico é uma espécie de GPS que você terá a todo momento durante o seu período de viagem. Dessa forma, você pode usar o tempo que perderia nessas buscas, para aproveitar ainda mais o seu passeio.

3 - O guia turístico sabe as melhores épocas

As condições climáticas variam bastante em diversas regiões do país. Sendo assim, o guia turístico sabe o que vale a pena fazer considerando esse fator. A Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina, por exemplo, permanece por muito tempo com pouca água. Nesse sentido, um guia turístico saberá a melhor época do ano para visitá-la.

E tem mais: imagina ir até um ponto turístico em que, em determinado horário do dia, você não consegue acessá-lo devido ao tempo nublado? Pois é! Um guia turístico saberá de todas essas informações.

4 - O guia turístico proporciona segurança ao passeio

Um guia turístico passou pelo curso de primeiros socorros e sabe quais lugares da região oferecem riscos aos turistas. Sendo assim, ele conta com habilidades que visam garantir a sua segurança e das pessoas que estão com você durante o passeio.

Diversas regiões do Brasil, por exemplo, contam com belíssimas cachoeiras. Contudo, em época de chuva, o risco de acontecer uma tromba d 'água é grande. Além disso, há trilhas que possuem muitas pedras escorregadias e o guia turístico está atento a tudo isso.

5 - Você ganha um novo amigo

Durante uma viagem, as trocas entre turistas e guias turísticos são constantes. Além das informações e curiosidades contadas por eles sobre a região, acontecem muitas histórias divertidas no decorrer do passeio.

Devido a esse fato, eles acabam se tornando um amigo de fato, já que passam boa parte do tempo com você. Por essa razão, ele acaba sendo incluído em novos planejamentos de viagem.

Como contratar um guia turístico

Viu só como vale a pena contar com os serviços de um guia turístico? Contudo, não basta só escolher o primeiro profissional que aparecer. Por isso, vamos mostrar agora, o que você precisa considerar e como contratar esse profissional.

  • Opte pelo guia turístico conforme o objetivo da sua viagem e existem quatro classificações quanto a sua atuação: guia de turismo regional, nacional, internacional e o guia de turismo especializado em atrativos naturais;
  • Ante de contratar, considere características, como: conhecimento, carisma, atenção quanto aos perfis diferentes de turistas; segurança, liderança, e que boas recomendações;
  • A maior parte dos guias turísticos são ligados a alguma associação de guias e atuam de forma autônoma. Nesse sentido, o valor é cobrado conforme uma tabela fixa e a contratação é realizada diretamente com a associação.

Conclusão

Deu para perceber como a presença do guia turístico é importante para ter uma experiência de qualidade durante a viagem, certo? Por essa razão, contratar esse serviço não pode ser encarado como perda de dinheiro ou um gasto a mais no planejamento do seu passeio.

Pelo contrário, contar com a presença desse profissional na sua viagem será um investimento. Sendo assim, nas suas próximas férias, siga as nossas dicas e considere ter com você um guia turístico.

DESCONTOS EM VIAGENS
You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.