Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

A relação entre medicina e tecnologia está tornando o campo médico melhor a cada dia. E, claro, contribui para a qualidade de vida das pessoas.

Hoje, podemos dizer que médicos, enfermeiros e todos os demais profissionais têm muito mais recursos. É possível tratar pacientes com a ajuda de técnicas e recursos inovadores, melhores do que os do passado.

A começar por obter o histórico de pacientes em segundos, dar diagnósticos rapidamente e prescrever novos medicamentos. Um bom exemplo são os desenvolvidos à base de cannabis sativa, muito estudados em cursos de cannabis medicinal.

Neste artigo, abordaremos como a medicina e tecnologia, juntas, podem salvar vidas. Acompanhe!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

👩‍⚕️ Entenda o que são as tecnologias médicas
👨‍⚕️ Onde elas são utilizadas
👩‍⚕️ Tecnologia e medicina: veja como essa interação pode salvar vidas


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Entenda o que são as tecnologias médicas

Tecnologias Médicas
Tecnologias Médicas

A evolução da tecnologia médica vem percorrendo um longo caminho. Muitos recursos que surgiram por meio dela fazem parte do nosso cotidiano, como as invenções dos:

  • óculos;
  • estetoscópios;
  • máquinas de ultrassom;
  • testes de gravidez.

A disponibilidade mais ampla de internet móvel e a expansão de uma classe média são fatores que favorecem esse avanço. Com isso, já estamos nos acostumando a ver diversas tecnologias médicas em nosso cotidiano.

E é importante dizer que, em 2020 e 2021, a pandemia da Covid-19 forçou os cuidados de saúde para o futuro. Como resultado, várias tecnologias passaram a ser testadas em grande escala.

Aliás, segundo o Fórum Econômico Mundial, cerca de um bilhão de pessoas precisarão de requalificação em tecnologia médica até 2030. Por isso, é importante saber mais sobre onde esses recursos tecnológicos são utilizados. É o que veremos a seguir!

DESCONTOS EM SAÚDE

Onde elas são utilizadas?

Onde são utilizadas. Tecnologias e Medicina
Onde são utilizadas. Tecnologias e Medicina

A indústria da saúde e da medicina não é a mesma de dez anos atrás. O avanço tecnológico é visível e, sem dúvidas, a medicina não seria o que é sem a ajuda da tecnologia.

Mas onde esses recursos são utilizados? Em geral, vemos a tecnologia como aliada na hora de descobrir novas doenças e tratamentos, coletar dados, pesquisar sintomas e garantir melhor qualidade de vida às pessoas.

Portanto, os recursos tecnológicos são utilizados na medicina em diferentes fases de um tratamento. Isso vai depender da demanda do paciente e do profissional da saúde responsável.

Esses foram apenas alguns bons aspectos do impacto da tecnologia nas medicina. No entanto, temos muito a dizer sobre o assunto.

Tecnologia e medicina: veja como essa interação pode salvar vidas

Medicina e Tecnologias
Medicina e Tecnologias

Como vimos acima, medicina e tecnologia podem ajudar médicos de diversas áreas. Os recursos ajudam na prevenção, diagnóstico, monitoramento, tratamento e recuperação. Ou seja, elas podem ajudar a salvar vidas!

Vejamos as  principais tecnologias utilizadas na área médica:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) assume muitas formas diferentes na área da saúde. A principal tendência para 2022 será utilizar o aprendizado de máquina para avaliar grandes quantidades de dados de pacientes e outras informações.

Ao criar algoritmos personalizados, os programadores podem imitar o pensamento humano. Assim, os programas podem pensar, aprender, tomar decisões e agir.

Isso não significa que os cuidados médicos serão trocados por robôs. Na verdade, eles vão ter acesso a dados de registros médicos, histórico e sintomas de um paciente. Ou seja, tudo para conquistar um atendimento de excelência.

Afinal, os líderes de saúde poderão usar as descobertas para melhorar os resultados dos pacientes, reduzir custos e aumentar a satisfação no trabalho da equipe.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A Realidade Aumentada e Virtual (RA e RV) tem diversas aplicações no mundo médico. Ambientes simulados e híbridos encontraram um ajuste natural na educação médica, fornecendo treinamento de simulação bem semelhante ao real.

A RV pode ser usada em fisioterapia para ajudar os pacientes a se recuperarem de lesões complexas nos membros. Assim como aplicações em áreas como trauma mental, em que pode aliviar fobias, por exemplo.

Com base na baixa curva de aprendizado e custo de uso relativamente baixo, novos desenvolvimentos devem ver o cenário médico se fundir ainda mais com a realidade aumentada e virtual.

Rastreadores e sensores de saúde

O objetivo da relação entre medicina e tecnologia é fazer com que os atendimentos aos pacientes evoluam. Por isso, é válido falar dos rastreadores e sensores de saúde.

Estes dispositivos ajudam a controlar calorias, monitorar o sono e saber como está o andamento do seu treino. Eles são muito utilizados em forma de smartwatch, por exemplo.

O interessante é que, além de acompanhar a saúde na sua própria casa, o paciente pode dividir os dados com seu médico.

Desenvolvimento de novos medicamentos

Aqui temos um exemplo muito válido: o desenvolvimento de várias vacinas para a Covid-19. Sem dúvidas, a tecnologia teve um papel indispensável nesse cenário.

O processo foi acelerado em todos os sentidos. Desde aprovações legais, a pesquisas e testes clínicos.

Dessa forma, podemos perceber que a ciência e a tecnologia estão contribuindo ativamente para o desenvolvimento de novas medicações. Ela abre caminhos para um futuro brilhante no desenvolvimento de medicamentos, assim como os formulados à base de cannabis sativa.

Esses medicamentos são uma evolução na medicina. Eles podem tratar doenças graves e que comprometem a qualidade de vida do paciente, como convulsões, artrite reumatoide e psoríase.

Nanotecnologia

A nanomedicina é a tecnologia que opera na escala atômica, molecular ou supramolecular. Ela conta com aplicações em imagens, sensores, diagnóstico e entrega por meio de dispositivos médicos.

Vale dizer que os pesquisadores estão encontrando novas maneiras de usar a nanotecnologia. Inclusive, há casos que combatem vírus e bactérias.

Impressões 3D

Com a impressão 3D, é possível criar ossos, membros e órgãos artificiais. Isso pode ser muito importante para pacientes que aguardam transplantes e até para o diagnóstico.

Essas impressoras também revolucionaram as próteses. Graças a elas, o recurso se tornou mais realista e acessível. Afinal, temos um produto que pode se democratizar por todo o país.

Vale dizer que, além de imprimir partes do corpo, elas ajudam no diagnóstico de doenças e melhor compreensão do corpo humano. Na prática, o médico já pode realizar cirurgias em corpos impressos artificialmente, antes de operar em humanos reais.

DESCONTOS EM SAÚDE