Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Primeiramente, você já deve ter notado que a maneira que as pessoas interagem com suas respectivas instituições bancárias vem mudando nos últimos anos. Isso se deve à transformação digital no sistema financeiro.

Boa parte desse avanço tem relação com o outsourcing de TI, que permitiu às empresas do setor uma melhoria expressiva nos processos. Afinal, contar com profissionais capacitados e experientes no assunto tem inúmeros benefícios.

Com isso, transações bancárias sem flexibilidade e agilidade estão cada vez mais fora de moda. Os usuários têm um suporte eficaz e conseguem concluir transferências e pagamentos sem ir até uma agência.

Tudo isso é fantástico, mas não para por aí! Confira, a seguir, quais as tendências para os próximos anos!


Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

📊 Entenda o que é Transformação Digital
📊 Transformação Digital no Sistema Financeiro: entenda o papel das fintechs
📊 Os impactos da Transformação Digital no Sistema Financeiro
📊 Conheça as tendências tecnológicas para o Mercado Financeiro
📊 Conclusão


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Entenda o que é Transformação Digital

Transformação Digital no Sistema Financeiro
Transformação Digital no Sistema Financeiro

A Transformação Digital nada mais é que a implementação de recursos tecnológicos e inovadores à rotina empresarial. É um processo contínuo e deve ter como foco a melhoria dos processos e do próprio produto ou serviço.

Sendo assim, ele visa melhorar a experiência do usuário na hora da interação com o sistema utilizado. Aliás, logo aqui, já podemos contemplar sua atuação no sistema financeiro.

Isso porque, com um sistema moderno e automatizado, é possível abrir mão de toda aquela papelada e ter todas as transações e informações relevantes da sua conta bancária com poucos cliques.

DESCONTOS EM FINANÇAS

Transformação Digital no Sistema Financeiro: entenda o papel das fintechs

As fintechs são empresas de tecnologias focadas no mercado financeiro. Seu grande diferencial é ser digital, trazendo soluções inovadoras e práticas aos clientes.

Ou seja, aquele consumidor que precisava ir a uma agência bancária para consultar seu saldo já não precisa mais. Do mesmo modo, consegue transferir sem pagar taxas e até investir de forma rápida e descomplicada.

No geral, para garantir uma conta bancária deste tipo é preciso apenas inscrever-se ou ganhar um convite de um cliente já cadastrado. O serviço deste tipo de empreendimento é apresentado por meio de um aplicativo para smartphones.

Os impactos da Transformação Digital no Sistema Financeiro

Agora vamos entender como a transformação digital no sistema financeiro vem aperfeiçoando e conquistando cada vez mais clientes interessados em uma plataforma intuitiva e livre de tantas burocracias. Acompanhe!

Elimina burocracias

Uma das grandes vantagens da Transformação Digital no Sistema Financeiro é o poder de resolver diversos problemas sem precisar sair de casa. Isso porque, os bancos digitais oferecem serviços com menos burocracias e mais agilidade.

Um exemplo neste contexto é o pedido de empréstimo. Os bancos digitais já conseguem, quando o usuário faz o requerimento, levantar todos os dados onlines necessários para aprovação ou não do crédito bancário.

Ou seja: seu empréstimo pode ser aprovado na hora e o dinheiro cai na conta bancária no próprio dia do pedido.

Amplia a análise de dados

Com o sistema automatizado, as fintechs são capazes de realizar buscas de históricos e comportamento dos clientes durante toda a sua vida em instituições financeiras.

Por isso, é através dessa análise personalizada que tais instituições são capazes de oferecer serviços que sejam mais a cara do cliente.

Melhora o atendimento ao cliente

Você, com certeza, conhece mais de uma pessoa que se queixa quando precisa resolver algum tipo de problema em instituições financeiras tradicionais. Afinal, além de ter que ir ao banco, enfrentar longas filas é estressante.

Com a transformação digital chegando ao setor, tudo muda! O atendimento é rápido e digital e o usuário economiza tempo.

Aumenta a segurança e transparência das transações

Mais uma vez podemos dizer que a tecnologia anda de mãos dadas com a segurança. No que diz respeito à transformação digital no sistema financeiro, o uso dessas tecnologias garantem maior confiabilidade às transações.

Um bom exemplo é o reconhecimento facial para abrir o aplicativo bancário. Além disso, bancos digitais contam com o auxílio de criptografia. Este tipo de código serve para proteger as informações do usuário, além de deixar mais difícil a interpretação de dados confidenciais, evitando fraudes e roubos.

Conheça as tendências tecnológicas para o Mercado Financeiro

Você já imaginou como será o futuro do mercado financeiro? Veja, nos itens abaixo, quais são as projeções para um futuro próximo no que diz respeito ao cenário do mercado financeiro.

Blockchain

Este é um dos principais pilares das novas tecnologias voltadas para o mercado financeiro. Isso porque essa tecnologia é utilizada em favor da segurança.

A grosso modo, o que você precisa entender é que o Blockchain reforça a proteção da sua conta, evitando crimes virtuais.

Machine Learning e Deep Learning

Vale a pena destacar o uso de sistemas com inteligência artificial. É por meio deles que o banco entende o comportamento do cliente, tornando possível oferecer melhores recursos e ofertas para o seu comportamento financeiro.

Além disso, é através da ML e DL que o banco consegue identificar e antecipar alguns problemas que podem acontecer com um cliente específico, como antecipar inadimplência, aprofundar a análise de crédito e prevenir fraudes.

Outsourcing de TI

Essas tecnologias podem ser postas em prática com a terceirização de TI. Não é por acaso que muitas instituições financeiras já estão investindo na estratégia.

Nesse caso, há o apoio de uma equipe externa, especializada em tecnologia da informação e pronta para ajudar a empresa a se transformar e modernizar. Você transfere essa responsabilidade para quem entende e tem mais tempo para se dedicar a outras atividades.

OCR

Por fim, o Optical Character Recognition (OCR) é o sistema responsável pela conversão de uma imagem de texto em uma imagem editável de texto. Por isso, esta é a ferramenta ideal para quem deseja digitalizar um formulário ou recibo.

Conclusão

A transformação digital no mercado financeiro facilita a vida do consumidor. Isso porque, em uma rotina intensa, não podemos perder tempo com tarefas meramente burocráticas.

Além disso, temos transações mais seguras, o que tem atraído a atenção de muitos clientes. E você, está pronto para levar a sua empresa para o mundo digital?

DESCONTOS EM FINANÇAS
You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.