Receba dicas de economia ⭐ conselhos de compras inteligentes 🧡 e ofertas no Blog DaazCavernas 😲 Leia notícias, análises de produtos e muito mais.

Contos de terror e mistérios, dá calafrios só de pensar. Estamos sempre na correria do dia-a-dia, é trabalho, estudos, família e muitas outras atividades, muitas vezes é impossível manter um hobby.

Porém, para um leitor nato sempre há um espaço na agenda no sentido de leitura, nem que seja uma pequena amostra. Tendo objetivo de unir a literatura expressa e o gênero terror, criamos essa pequena lista de contos de terror e mistério.

Contos são nada mais do que um gênero literário que possui como características principais a narrativa curta e o envolvimento de apenas um conflito. Outros aspectos particulares das pequenas estórias são:

  • Quantidade de personagens reduzia;
  • Cenários e espaços limitados;
  • Espaço temporal reduzido.

Apesar dos termos “reduzidos” e “limitados” estarem presentes nas características do conto, não significa, nem de longe, que as estórias são mal contadas ou superficiais. Autores renomados que marcaram o conto da literatura de suspense/terror trabalharam apenas com contos e mistério.

Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft são os melhores exemplos de contistas de terror. Tente buscar um romance desses autores, um livro completo com apenas uma história e irá falhar. Ambos criaram um universo através de “estórias curtas”.

Após as explicações, é hora da diversão! Então vamos aos melhores contos de terror e mistérios:

Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos
Melhores livros de terror, apenas 4 palavras, mas que irá te deixar com cabeloem pé apenas no sussurro do virar de páginas. Vamos listar os melhores livros deterror de todos os tempos. > Penso que você não vai querer ler à noite ou sozinho. Antes de falarmos da nossa lista com os melhores livro…
Veja também: Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos

Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

💀 O depoimento de Randolph Carter - H.P Lovecraft
👻 A indisposta - Stephen King
💀 Demônios - Aluísio Azevedo
👻 A queda da casa Usher - Edgar Allan Poe


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

Os melhores contos de terror e mistério

O depoimento de Randolph Carter - H.P Lovecraft

Contos de Terror e Mistério: - O depoimento de Randolph Carter - H.P Lovecraft
Contos de Terror e Mistério: - O depoimento de Randolph Carter - H.P Lovecraft

Sendo o quarto conto do livro “Nas Montanhas da Loucura e Outras Histórias de Terror” H.P. Lovecraft conta a estória de Randolph Carter em busca de seu amigo Warren.

A narração da personagem é um pouco confusa e isso é feito propositalmente pelo autor. Ao decorrer da estória alguns sentimentos vão sendo despertos, o maior deles é a curiosidade que leva você até o final do conto.

Veja também: Os 3 melhores livros de Stephen King, o Rei do Terror

É o conto perfeito prestes a introduzir-se no mundo de Lovecraft. Ainda que Cthulhu seja o ápice do escritor norte-americano, existe uma coletânea espetacular que são obrigatórias.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

A indisposta - Stephen King

A indisposta - Stephen King
Contos de Terror e Mistério: A indisposta - Stephen King

O Rei do Terror” não poderia estar de fora dessa lista. Apesar de ser extremamente famoso pelos romances e até mesmo por diversos filmes inspirados em suas obras, King escreveu um total de 200 contos em sua carreira.

Exemplificamos sua genialidade com “A Indisposta”. Tendo uma história “simples” e, podemos dizer, previsível, King conta como um homem tenta manter sua rotina enquanto sua esposa está na cama.

Veja também: Lendas de terror infantil: As que fizeram você correr de medo

Porém, mesmo a previsibilidade pode nos surpreender e o autor sabe fazer isso muito bem.

Este conto está disponível na coletânea “O bazar dos sonhos ruins”.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

Demônios - Aluísio Azevedo

Demônios - Aluísio Azevedo
Contos de Terror e Mistério: Demônios - Aluísio Azevedo

A literatura brasileira é muito conhecida por seus contos, grandes nomes tornaram-se famosos devido à prática dos pequenos textos. Com Aluísio Azevedo não foi diferente, sendo um dos maiores escritores brasileiros, Aluísio nos deixou obras de suspense incríveis, dentre elas “Demônios”.

A história relata um homem que ao acordar diversas vezes na mesma noite percebe que o dia parece nunca chegar. Assim se levanta e vai atrás de sua noiva. No caminho ele encontra com diversos mortos e assim, cada vez mais, as coisas começam a ficar horripilantes.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

A queda da casa Usher - Edgar Allan Poe

A queda da casa Usher - Edgar Allan Poe
Contos de Terror e Mistério: A queda da casa Usher - Edgar Allan Poe

Finalizando com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar um dos maiores nomes das estórias de Terror, Edgar Allan Poe.

Não citar o mestre Poe em contos de terror seria um sacrilégio, por isso, deixamos aqui nossa dica de leitura. Porém, vamos sair um pouco do popular, ao invés de falarmos sobre “O Corvo” iremos indicar “A queda da casa Usher”.

Veja também: Livros de terror para ler em 2021

A história conta que Roderick Usher está doente e chama um amigo, não nomeado, para seu convívio. Ao viver na casa o narrador, personagem principal, começa a notar problemas na casa. Porém, Poe não trabalha junto ao sobrenatural, o autor era especialista em terror psicológico. As descrições e o modo de escrita despertam nossa imaginação e sentidos deixando-a ainda cada vez mais interessante e assustadora.

São apenas quatro contos de terror e mistério que mesmo sendo feitos no sentido de ser uma leitura rápida serão histórias que jamais irá esquecer. Lembre-se, contos geralmente estão inseridos em coletâneas, ou seja, ao comprar um livro de contos você irá usufruir de diversas histórias, perfeito para conhecer grandes autores e mergulhar no gênero de suspense, terror e mistério.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS
You’ve successfully subscribed to Blog DaazCavernas - Dicas de Economia e Compras
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.