Livros de Terror: Qual não deve faltar em sua estante?

Livros de terror tudo que você precisa saber para se amedrontar no sussurro do virar de cada página. Já se perguntou o porquê de assistirmos ou lermos livros relacionados a terror?

Qual o principal motivo de querermos nos assustar?

A resposta é simples e ela está inserida em cada um de nós, apenas, curiosidade.

Quem nunca julgou a personagem mediante ir ver um barulho no porão? Mas nós também queremos saber o que está acontecendo lá. Nos livros de terror cada página lida faz o desejo de ler a próxima aumentar.

Nos filmes ansiamos em saber de que forma a personagem irá escapar das mãos do vilão. Ainda existem os contos e as séries, mas nosso foco hoje são os livros.

Objetivo é fazer você mergulhar nesse universo fantástico, assim precisamos voltar um pouco no tempo e contar onde tudo começou, se isso for possível de ser dito.

Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos
Melhores livros de terror, apenas 4 palavras, mas que irá te deixar com cabeloem pé apenas no sussurro do virar de páginas. Vamos listar os melhores livros deterror de todos os tempos. > Penso que você não vai querer ler à noite ou sozinho. Antes de falarmos da nossa lista com os melhores livro…
Veja também: Os 30 melhores livros de terror de todos os tempos

Navegue no menu em uma das sessões abaixo:

👻 A história das histórias de terror
💀 Os autores de maior importancia em favor das histórias de terror
👻 Livros de terror adequados a sua na estante


Receba dicas de economia ⭐ Conselhos de compras inteligentes

A história das histórias dos livros de terror

Livros de Terror: A história das histórias dos livros de terror

Definir o início de um gênero literário é muito complexo, muitos contos começaram através do mito. Jamais o que estamos acostumados conforme a mitologia grega, mas sim, o significado literal da palavra.

Mito é denominado tal qual um relato simbólico que evolui devido a cultura que está inserida. Não é realidade paralela, mas sim história, real ou não, que evoluiu ao passar do tempo.

As de terror começaram assim, através de contos, relatos e, principalmente, o folclore de cada região.

Demônios, vida após a morte (fantasma, espíritos, etc) e o mal como um todo - sem definição física existente - são bem comuns até hoje. Isso sem contar as figuras relacionadas ao humano, vampiros, bruxas, lobisomens, etc.

Veja também: Qual o primeiro livro de Stephen King? Descubra e entenda

Podemos separar os períodos das histórias de terror em 4:

  • Terror Gótico do século XVIII;
  • Terror Gótico do século XIX;
  • Terror Gótico do século XX;
  • Terror Gótico contemporâneo.

Até mesmo o tempo e vida das histórias de suspense contam um conto. O começo no século XVIII, a continuidade no século XIX e XX, a evolução no período contemporâneo.

PEGAR DESCONTO EM LIVROS

Os autores de maior importancia em favor dos Livros e Histórias de terror

Livros de Terror: Os autores de maior importância em favor dos Livros e Histórias de terror

Terror Gótico do século XVIII

Podemos dar “início” aos romances de terror no ano de 1764, data de lançamento de O Castelo de Otranto, escrito através de Horace Walpole. Seria o primeiro relato de um romance junto a aspectos sobrenaturais em sua história.

Horace publicou sua obra através de um romance medieval as escondidas, que supostamente teria sido encontrado e publicado por um tradutor - lembrando que Horace era inglês.

Apesar de nem agradar os leitores o romance de Horace inspirou diversos autores da época, alguns exemplos são:

  • Os Mistérios de Udolpho escrito por Ann Radcliffe, publicado em 8 de Maio de 1794;
  • O Monge escrito por Matthew Lewis, publicado no verão de 1797;
  • Vathek escrito por Matthew Beckford, publicado no começo de 1782.

A verdadeira leva de clássicos, primordiais aos avanços da literatura de suspense.

Terror Gótico do século XIX

Podemos qualificar como a Era de Ouro nos livros de terror. Autores como Edgar Allan Poe, Sheridan Le Fanu, Bram Stoker, Mary Shelley e muitos outros estavam a todo o vapor, lançando romances que mudariam a história, sem exagero, da humanidade.

Mary Shelley escreveu Frankenstein, uma das criaturas de maiores características da cultura ocidental. O livro veio de uma aposta com Lorde Byron, uma das figuras importantes em prol do movimento romancista.

A história deveria ser apenas um conto, porém, o esposo, Percy Shelley, sugeriu um romance.

Nós sabemos bem o que esta sugestão nos trouxe hoje. Para saber também sobre essa incrível história conheça alguns contos clássicos de terror{{LINK Contos}} que jamais pode deixar de ler.

Continuando através dos clássicos do século XIX devemos citar Bram Stoker, autor responsável pela criação de ninguém mais, ninguém menos, do que ‘O conde Drácula’ e Edgar Allan Poe um dos, senão o, maior nome da literatura de terror americana.

Drácula foi publicado em 1897 e, novamente, assim como Mary, Stoker mudou a cultura ocidental, nos apresentando o vampiro mega conhecido da história. As adaptações de sua obra são infinitas e repercutem até hoje.

Já Poe dedicava suas escritas aos contos e em janeiro de 1845 nos presenteou através de ‘O Corvo’, transformando o autor em estrela nacional quase que imediatamente.

Terror Gótico do século XX

Com o passar dos tempos o aumento do campo para as cidades começaram a ficar cada dia maiores. Devido a falta de saneamento básico, muitos escritores viram no mundo real a possibilidade de criar obras do gênero de terror.

As revistas começaram a surgir e Tod Robbins, através de suas obras trabalhadas na curiosidade e crueldade, começou a publicar na All-Story Magazine.

H.P. Lovecraft, bem conceituado na literatura fantástica, criador de um universo incrivelmente rico, publicava suas primeiras histórias na Weird Tales.

Devemos citar também H.P Lovecraft, personagem importantíssima a literatura americana, seu trabalho através de ‘O chamado de Cthulhu’ perpetua até hoje, ele as mudou nos RPG de mesa.

Brincadeiras a parte suas coletâneas de contos são incríveis e valem super a pena.

Antes de entrarmos no Terror contemporâneo devemos citar a EC Comics, seus contos em quadrinhos, em principal ‘Tales From The Crypt’ foi uma febre e influenciou diversas crianças e jovens, porém, alguém em particular se transformou em Rei.

Terror Gótico contemporâneo

Finalmente, chegamos à atualidade, precisamente no ano de 1974, quando Stephen King, hoje o Rei do Terror, lança seu primeiro romance, intitulado “Carrie” em Português “Carrie: A Estranha”.

Hoje, King é considerado o maior autor do gênero terror e em 2018 foi considerado o 3° autor melhor pago do mundo pela revista Forbes. Seu incrível sucesso está diretamente ligado as revistas em quadrinhos, especialmente a EC Comics, revista a qual Stephen lia quando jovem.

Veja também: Os melhores livros de suspense para causar arrepios

Diversos Best Sellers - livros que pode saber mais {{LINK King}} clicando aqui - inúmeros Oscar’s - exatamente, você não leu errado, quer saber mais? É só clicar {{LINK King}} aqui - e diversos outras honrarias que não caberiam neste texto.

Stephen King é, definitivamente, o maior escritor de terror do período e revolucionou o gênero. Além de fazer, com enorme maestria, a união de livros juntamente ao cinema, transformando 62 de suas obras em adaptações cinematográficas {{LINK King}}.

Assim o autor conseguiu deixar um número maior de pessoas apaixonadas pelo gênero Terror.

Livros de terror adequados a sua estante

Livros de Terror: Livros de terror adequados a sua estante

A fim de finalizarmos, separamos alguns livros e contos que jamais pode deixar de ler.

Prepare a lista de compras do seu site favorito, deixe espaço no carrinho e senta que lá vem história de livros de terror.

Terror em Amityville - Jay Anson (1977)

Escrito através do autor americano, Jay Anson, e publicado em 1977 “Terror em Amityville do Inglês The Amityville Horror - A true Story” é um best seller na sessão terror e já foi adaptado ao cinema em inúmeras situações.

Veja também: Livros de terror para ler em 2021

A história relata que, em 1974, em Amityville, Long Island - EUA, o jovem Ronald DeFeo Jr. assassinou brutalmente,com espingarda, sua família (pai, mãe e quatro irmãos) enquanto dormiam. O assassino alegou que só cometeu o crime pois uma voz misteriosa o ordenava a fazê-lo. Um ano depois a família Lutz (George, Kathy e seus três filhos) se mudaram para a casa. Foram 28 dias de muito terror, até fugirem desesperados alegando forças sobrenaturais.

A história vai narrando as terríveis experiências nas quais a família Lutz é sujeita dentro da casa.

Quanto maior for o seu progresso pelas páginas, mais o livro prende sua atenção. O fato de algumas pessoas considerarem essa história tal qual “baseado em fatos reais” faz com que tudo fique extra assustador.

LIVROS DE TERROR COM DESCONTO

O Exorcista - William Peter Blatty (1971)

Esse é um verdadeiro clássico, quem nunca ouviu falar de O exorcista? Um dos filmes mega assustadores do cinema. Filme esse que muitos nem tem coragem de ver.

Porém, nem é de conhecimento do grande público que “O exorcista” (filme) é baseado na obra de William Peter Blatty de 1971.

E, seguindo a mesma premissa do item anterior, esta história possui sua base em, supostos, fatos reais. Segundo o The Washington Post, um dos jornais mais importantes nos EUA, houve relatos de um exorcismo de um demônio em um menino de 13 anos, chamado Ronald.

Veja também: Os 7 melhores filmes de Stephen King

Foram seis semanas de sofrimento e tudo se encerrou em 19 de Abril de 1949. Os relatos foram dados pelos cidadãos locais da cidade de Maryland.

O enredo se inicia contando a história do Padre Merrin, um jesuíta que lidera uma escavação arqueológica no norte do Iraque, em busca de relíquias antigas. Nessa busca, acabam encontrando a estatua de Pazuzu, um semideus da cultura suméria e a medalha de São José. Merrin é alertado mediante presságio de um mal muito poderoso. Neste mesmo tempo, em Georgetown, EUA, a menina chamada Regan Macneil, fica doente, sem explicação prévia. A garota acaba desenvolvendo, gradualmente, distúrbios, com alterações físicas e psíquicas extremamente perturbadoras. Os médicos foram incapazes e assim a trama se inicia em busca de O exorcismo.

Sem dúvida uma das histórias mega assustadoras da literatura.É impossível não se assustar e sentir calafrios na história criada pelo William Blatty.

LIVROS DE TERROR COM DESCONTO

O iluminado

Escrito pelo King em 1977 e chegando às telas de cinema em 1980, “O Iluminado, do Inglês, The Shining” foi um sucesso em ambas as plataformas. O filme é um clássico, quem não se lembra da célebre frase - Here’s Johnny - dita pelo célebre Jack Nicholson.

Porém, estamos falando do livro, que é leitura obrigatória a quem gosta do gênero.

Tendo um terror psicológico misturado ao sobrenatural a trama conta a história de Jack Torrance, um escritor alcoólatra em processo de recuperação. Ao aceitar um emprego como zelador em um hotel chamado Overlook e mudar-se com a família para lá, descobre-se que seu filho tem habilidades sobrenaturais sendo possível ver passado e futuro, vendo assim os fantasmas que habitam o local.

Jack é influenciado pela presença de espíritos, entregando-se cada vez mais a loucura, tentando assassinar seu filho e esposa.

LIVROS DE TERROR COM DESCONTO

It: A coisa

É quase impossível falar dos clássicos de terror de Stephen King e não citar os sucessos de bilheteria que se tornaram. É um prato cheio aos amantes do lema “Tem que ler o livro para entender melhor o filme.”

It: A coisa do Inglês It” foi escrito por King em 1986, tornou-se filme em 1990, porém, os mais assustadores e cheio de efeitos especiais junto a grande atuação de Bill Skarsgård, como “palhaço” Pennywise, foram lançados em 2017/2019.

Porém, o livro tem potencial para muito conteúdo, são 1138 páginas contando a história do Clube dos Perdedores contra o mal absoluto de IT.

A história é protagonizada pelo clube dos perdedores, integrado por Bill, Ben, Beverly, Eddie, Mike, Richie e Stan. Os sete pré-adolescentes moram na cidade de Derry em 1958. Ao estudarem a história da cidade encontram A coisa que assume a forma de um palhaço dançarino chamado Pennywise. A primeira tentativa é frustrada e 27 anos depois, no ano de 1985 a criatura volta a cidade e os perdedores cumprem o pacto de sangue que fizeram para derrotá-la.

LIVROS DE TERROR COM DESCONTO

O Drácula - Bram Stoker

O conto é narrado pelos protagonistas, Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing - famoso personagem que recebeu até filme próprio em 2004 - e dr. Seward, onde contam suas tentativas de impedir que a criatura se alimenta de sangue humano em plena (Londres) do período XIX, também conhecida como Época Vitoriana.

Um verdadeiro clássico que nunca pode faltar na sua coleção.

LIVROS DE TERROR COM DESCONTO

O corvo - Edgar Allan Poe

Dono de uma aura bem sombria, Allan escreveu diversas histórias extremamente aterrorizantes. Não pelo fato de terem monstros, as explanações de Edgar trabalhavam um terror psicológico e intenso. Seus personagens carregavam na mente, muitas vezes, perturbada e isso realmente assusta.

O corvo é seu conto extra famoso, o que lhe rendeu o apelido e diversas homenagens.

O poema conta a história de um homem, que numa noite sombria de Dezembro, inverno no hemisfério norte, faz a leitura em frente da lareira.

Deprimido a personagem recebe a visita de um corvo… Bom, o resto você precisa ler. É um clássico!

LIVROS DE TERROR COM DESCONTO

O Chamado de Cthulhu - H.P. Lovecraft

Em 1926, já como escritor, Lovecraft escreveu “O Chamado de Cthulhu”. O conto é sobre investigações extraterrestres e os “antigos”, que de acordo com a, podemos dizer, mitologia criada pelo escritor, são seres existentes antes da vida na terra.

Cthulhu é um deus, adormecido, e dentro do conto existe um culto que busca trazê-lo de volta. O resto, bom, é preciso ler. Aproveite as coletâneas e devore os contos extremamente amedrontadores de Lovecraft.

LIVROS DE TERROR COM DESCONTO